Psicopedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2088 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
A psicopedagogia é um campo de conhecimento e atuação que lida com os problemas de aprendizagem nos seus padrões normais ou patológicos, considerando a influência da família, da escola e da sociedade no seu desenvolvimento. É uma ciência que estuda o processo de aprendizagem humana, suas características, e tem como objeto de estudo a aprendizagem humana, fator este que se originou danecessidade de resolver as dificuldades de aprendizagem.
Para tanto, devemos salientar que o estudo e a prática da psicopedagogia vão além dos limites da Psicologia e da Pedagogia, pois conta com uma gama de informações que abrangem as diversas áreas do conhecimento como a psicanálise, filosofia, sociologia, neurologia, dentre outras. Essas importantes áreas de estudo permitem que apsicopedagogia se complemente dando a ela várias faces e múltiplos olhares. Sendo assim, a psicopedagogia torna-se um campo de estudo multidisciplinar que não se restringe à psicologia bem como à pedagogia.
O psicopedagogo, conseqüentemente torna-se um profissional multidisciplinar também. Esse fator permite que o mesmo adquira conhecimentos de diversas áreas de estudo e complemente sua intervençãopsicopedagógica, podendo assumir uma prática preventiva ou terapêutica, relacionando-se com campos ligados à saúde e educação. No que diz respeito à definição do termo psicopedagogia, seus fundamentos e as correntes teóricas que a embasa observa-se que alguns psicopedagogos brasileiros denotam a psicopedagogia como uma área de aplicação e estudo multidisciplinar que tem procurado sistematizar um corpoteórico próprio, definindo seu objeto de estudo e delimitando seu campo de atuação.
O campo de atuação do psicopedagogo refere-se não só ao espaço físico onde se dá esse trabalho, mas especialmente ao espaço epistemológico que lhe cabe, ou seja, o lugar deste campo de atividade e o modo de abordar o seu objeto de estudo. O trabalho clínico não deixa de ser preventivo, uma vez que, ao tratar algunstranstornos de aprendizagem, pode evitar o aparecimento de outros. O trabalho preventivo, em uma abordagem psicopedagógica, é sempre clínico e, por sua vez, não deixa de resultar em um trabalho teórico. Tanto na prática preventiva como na clínica, o profissional procede sempre embasado no referencial teórico adotado. (PORTO, 2007).

O QUE É A PSICOPEDAGOGIA?
A Psicopedagogia estuda o processode aprendizagem e suas dificuldades, tendo, portando, um caráter preventivo e terapêutico. Preventivamente deve atuar não só no âmbito escolar, mas alcançar a família e a comunidade, esclarecendo sobre as diferentes etapas do desenvolvimento, para que possam compreender e entender suas características evitando assim cobranças de atitudes ou pensamentos que não são próprios da idade.Terapeuticamente a Psicopedagogia deve identificar, analisar, planejar, intervir através das etapas de diagnóstico e tratamento.
A Psicopedagogia ocupa-se da aprendizagem humana, advinda de uma demanda: o problema de aprendizagem, colocado num território pouco explorado, situado além dos limites da Psicologia e da própria Pedagogia. Evoluiu devido à existência de recursos, ainda que embrionários, para atendera essa demanda, constituindo-se assim, numa prática.

A IMPORTÂNCIA DO JOGO NA APRENDIZAGEM
O psicopedagogo não interpreta, mas devem compreender as manifestações simbólicas e procurar adequar as atividades lúdicas às necessidades das crianças. O uso dos jogos no contexto educacional só pode ser situado corretamente a partir da compreensão dos fatores que colaboram para uma aprendizagem ativa.Vemos muitas vezes jogos de regras modificados sendo usados em sala de aula com o intuito de transmitir e fixar conteúdos de uma disciplina, de uma forma mais agradável e atraente para os alunos.
No entanto, mais do que o jogo em si, o que vai promover uma boa aprendizagem é o clima de discussão e troca, com o professor permitindo tentativas e respostas divergentes ou alternativas, tolerando...
tracking img