Psicopedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2365 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PROJETO DE INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA HOSPITALAR.
TEMA: “Literatura infantil: Criando e recriando na classe hospitalar”.














FEIRA DE SANTANA/
OUTUBRO DE 2012

JUSTIFICATIVA
A literatura infantil teve destaque no período em que o sistema educacional burguês era fundado e quando houve uma reorganização da estrutura do ensino como todo. Nesse contexto, os olhares dosestudiosos se voltavam para a necessidade de criar livros que atendesse a criança. Surgindo aí a preocupação em idealizar obras para ser usadas como um instrumento o qual subsidiasse o fazer pedagógico.
De acordo com FILHO, antes do século XVIII dois fatores engessava a literatura. Numa época em que apenas a classe de crianças abonadas financeiramente tinha acesso a livros literários, por outrolado essas crianças eram percebidas como adulto em miniaturas, não tendo um exemplar que viesse despertar o seu interesse leitor/ouvinte. Ou seja, não havia uma concepção nítida do universo infantil.
Na contemporaneidade, muitas são as discussões acerca da importância da literatura na vivência infantil. Independente da classe social, a criança desde cedo tem a oportunidade de acessar o mundomaravilhoso da literatura. Portanto, faz-se necessário relevar que à medida que a criança, em qualquer ambiente que possa interagir com a literatura infantil, desenvolverá a leitura por fruição, simultaneamente a criatividade e a imaginação são estimuladas a socializar idéias, OLIVEIRA (1996).
Porém, aproximar a literatura infantil às crianças da Classe hospitalar por Psicopedagogos, exige umaroupagem totalmente lúdica, pois segundo (2010) a intenção desse profissional é de “tornar o ambiente hospitalocêntrico em uma estada passageira e, na medida do possível, lúdica, mesmo para aqueles que se encontram acamados”.
Pois segundo PORTO, 2008
"... o ambiente hospitalar exclui atividades da rotina de qualquer pessoa, seja ela criança, adolescente, adulto ou idoso... o homem é um ser social,necessita de outros para conviver em nossa sociedade. A comunicação é feita por palavras, gestos, escrita, enfim, por trocas, afeto, amor, raiva e todos os sentimentos pertinentes a espécie humana". (p. 21)

Nesse sentido, experimentar as atividades com literatura infantil, desenvolvidas a partir do projeto de intervenção psicopedagógico hospitalar na Brinquedoteca do Hospital da Criança nacidade de Feira de Santana/BA, resgatará a subjetividade da criança hospitalizada, buscando re-significar através da afetividade, bem como das interações com o psicopedagogo o desenvolvimento integral da criança. Cabe ressaltar, nesse atuar psicopedagógico a ação humanizadora a qual estar assegurando aos pacientes mirins tanto a continuação das atividades escolares quanto o apoio necessário paraminimizar ansiedade desencadeada pelo mal estar da enfermidade e o confinamento resultante da internação.
Considerando as especificidades da classe hospitalar, o trabalho aqui pensado não se esgota apenas na prática leitora das diversas histórias infantis.
Partindo deste pressuposto, a prática da literatura infantil como uma atividade e lúdica, a mesma deve ser aplicada em classe hospitalar atravésdo trabalho psicopedagógico pois, a Hospitalar é um ramo da educação que proporciona à criança e o adolescente hospitalizado uma recuperação mais aliviada, através de atividades lúdicas, pedagógicas e recreativas. Neste sentido, Porto (2008) "... o ambiente hospitalar exclui atividades da rotina de qualquer pessoa, seja ela criança, adolescente, adulto ou idoso. O homem é um ser social,necessita de outros para conviver em nossa sociedade. A comunicação é feita por palavras, gestos, escrita, enfim, por trocas, afeto, amor, raiva e todos os sentimentos pertinentes a espécie humana". (p. 21).
Foi pensando nesta perspectiva que o presente trabalho foi desenvolvido com o objetivo de desenvolver atividades e ações de intervenção hospitalar a partir da literatura infantil; resgatar a...
tracking img