Psicopedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (687 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Linguística aplicada á Psicopedagogia
Linguística e Psicopedagogia




Polo de Messejana

Segundo Maria Bernadete Marques Abaurre .Durante muito tempo vem a linguística reivindicando um espaço nas discussões relativas ao ensino da língua materna, por achar que seu objetivo de estudo- a estrutura e funcionamento das línguas naturais –precisa ser adequadamente conhecido por aqueles que na escola acompanham o processo de aquisição e domínio da modalidade escrita do português por parte dos falantes nativos dessa língua.
Percebe-seentão que hoje em dia a importância deste espaço começa a ser reconhecida, tornando frequentes simpósios ministrados por linguístas para discutir problemas educacionais entre outros. No entanto,esse diálogo entre a linguística e a educação não tem sido sempre tranquilo, devido ao fato de não se dispor ainda, na área da educação, de elementos suficientes para elaborar uma representaçãoadequada do que vem a ser trabalho de linguística e o seu papel na discursão sobre ensino da língua materna.
O psicopedagogo atua diretamente junto ao educando que apresenta problemas de aprendizagem,tornando assim em mediador entre a escola e família, trabalhando assim com perplexidades de natureza diversa:
* A perplexidade da escola que não consegue entender porque certas crianças não aprendema ler e a escrever.
* A perplexidade da família que ate não enviarem o filho a escola não haviam identificado nenhum comportamento diferente do habitual.
* A perplexidade das própriascrianças que muitas vezes não entendem a escola, o seu discurso e as atividades que ali são chamadas a desempenhar.

Questões que a linguística considera relevantes para a compreensão da leitura e daescrita.

1- A aquisição da leitura e da escrita: um processo.
A escola costuma falar em alfabetização que depende mais do professor e de uma metodologia especifica, do que da própria criança. A...
tracking img