Psicopedagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2767 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA DISLEXIA NA INSTITUIÇÃO ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL[1]


Luciana Uchoa Nunes[2]
Aldecir Ferreira da Silva[3]


RESUMO



O presente trabalho trata-se de uma abordagem em relação a intervenção psicopedagógica com aprendentes com dislexia. O objetivo da investigação consiste em apresentar o fator dislexia como um fator causador das dificuldades deaprendizagem da leitura e, consequentemente da conquista do rendimento escolar com aprendentes do ensino fundamental. Para o desenvolvimento da investigação se faz uma apreciação teórica partindo do levantamento de concepções e comentários de autores entre os quais se destacam Collors e Moyses (1992; 1993), Fernandes (2007), entre outros.



Palavras-Chaves: Dislexia. Psicopedagogia. Aprendizagem.INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA DISLEXIA NA INSTITUIÇÃO ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL


Luciana Uchoa Nunes


1 INTRODUÇÃO




O presente artigo trata de uma abordagem em relação a intervenção psicopedagógica em casos de dislexia com aprendentes do ensino fundamental I, ressaltando o referido distúrbio como um fator causador da dificuldadede aprendizagem em alunos em fase de desenvolvimento da leitura e escrita.

A importância do estudo se faz em função da complexidade que há em torno da temática dislexia como um fator causador dos distúrbios que causam a inibição no processo de leitura do aprendente, ocasionando neste contexto o baixo nível de aprendizagem significativa, justificando assim o interesse pela investigação,considerando que se trata de um campo de estudo da psicopedagogia.

O objetivo do trabalho em exposição consiste em ressaltar a dislexia como um fator causador do baixo nível de aprendizagem do aluno no contexto do ensino fundamental, salientando a intervenção psicopedagógica como um instrumento viável na perspectiva de articular ações que possam suprir as necessidades básicas deaprendizagem.

Para a conquista do objetivo supracitado se fez em primeiro plano um levantamento de informações bibliográficas, coletando concepções e comentários de autores em torno do tema salientado, permitindo nesse aspecto o desenvolvimento do estudo de caso articulado no estágio supervisionado em psicopedagogia clínica e institucional realizado numa instituição de educação pública noMunicípio de Pentecoste, no Estado do Ceará.

O artigo se distribui em seções permitindo uma visualização geral do tema exposto, assim como o estudo de caso, onde se expõe a realidade de um aprendente do ensino fundamental I.

2 DEFINIÇÃO E AS CARACTERÍSTICAS DA DISLEXIA



Quando uma pessoa tem dificuldades para ler ou para escrever, apesar de ter recebido educação apropriada,suas oportunidades de sucesso na escola e na vida são diminuídas. Frequentemente se associam estas dificuldades com uma menor capacidade intelectual, mas o problema real pode ser um distúrbio de aprendizado. Dislexia é uma alteração nos neurotransmissores cerebrais que impede uma criança de ler e compreender com a mesma facilidade com que o fazem as crianças da mesma faixa etária, independente dequalquer causa intelectual, cultural ou emocional. Todo o desenvolvimento da criança é normal, até entrar na escola onde se podem constatar algumas dificuldades. É um problema de base cognitiva que afeta as habilidades linguísticas associadas à leitura e à escrita.

De acordo com Collors e Moyses (1992; 1993), uso da expressão “distúrbio de aprendizagem” tem se expandindo de maneiraassustadora entre o grupo docente, apesar de a maioria desses profissionais nem sempre conseguir explicar claramente o significado dessa expressão ou suas características em que se baseiam para nomear as dificuldades do contexto escolar assim, taxam logo seus estudantes em preguiçosos, lentos, lerdos, teimosos, retardados. Para isso, coloca-se a diante os estudos abordados para melhor desenvolver as...
tracking img