Psicopedagogia

Páginas: 4 (775 palavras) Publicado: 13 de abril de 2011
Como o Psicopedagogo atua na Escola, no Consultório, Psicoprofilaticamente, e Sistematicamente
Podem ser muitas as razões que determinam o sucesso ou o fracasso escolar de uma criança, como: fatoresfisiológicos, fatores psicológicos, mais precisamente de mobilização, condições pedagógicas e principalmente o meio sócio-cultural em que vive a criança.
A práxis psicopedagógica é entendida como oconhecimento dos processos de aprendizagem nos seus aspectos cognitivos, emocionais e corporais. Pressupõe também a atuação tanto no processo normal do aprendizado como na percepção de dificuldades(diagnóstico) e na interferência no planejamento das instituições e no trabalho de re-educação (terapia psicopedagógica).
* Vivenciar e construir projetos, buscando operar na prática clínicaindividual e grupal.
* Desenvolver projetos institucionais, principalmente aqueles relacionados a escola.
* Aprimorar a percepção de si mesmo e do outro, enquanto se individual, social e cultural eno seu papel de psicopedagogo.
Clínica
Diagnostica, orienta, atende em tratamento e investiga os problemas emergentes nos processos de aprendizagem. Esclarece os obstáculos que interferem parahaver uma boa aprendizagem. Favorece o desenvolvimento de atitudes e processos de aprendizagem adequados.
Realiza o diagnóstico-psicopedagógico, com especial ênfase nas possibilidades e perturbações daaprendizagem; esclarecimento e orientação daqueles que o consultam; a orientação de pais e professores, a orientação vocacional operativa em todos os níveis educativos.
A psicopedagogia no campoclínico emprega como recurso principal a realização de entrevistas operativas dedicadas a expressão e a progressiva resolução da problemática individual e/ou grupal daqueles que a consultam.Institucional
A Psicopedagogia vem atuando com muito sucesso nas diversas Instituições, sejam escolas, hospitais e empresas.
Seu papel é analisar e assinalar os fatores que favorecem, intervém ou prejudicam...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • psicopedagogia
  • Psicopedagogia
  • psicopedagogia
  • PSICOPEDAGOGIA
  • Psicopedagogia
  • Psicopedagogia
  • Psicopedagogia
  • psicopedagogia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!