Psicopedagogia de grupos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1032 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UC: Psicopedagogia de Grupos
____________________________________________Ano Lectivo: 2009/2010

Comentário do Professor
3,60 90,00 %
Mais uma vez de Parabéns Paulo Foi muito bom ver que manteve o nível do outro e-fólio e que deixa em aberto um final de arromba As duas primeiras respostas, tirando um ou outro pormenor estão completas e a última apresenta um projecto muito interessante,pertinente e bem detalhado. Foi pena não ter colocado o conteúdo das fases detalhadamente. Agora falta o Bingo...porque linhas já temos bastantes... aguardo ansiosamente um p-fólio exemplar Nota: evite entregar trabalhos onde a sua identificação não aparece

1

Num dos princípios estratégicos da intervenção pedagógica enumerados por Niza 1998:

“A organização contratada da acção educativa evoluipor acordos progressivamente negociados pelas partes (professor e alunos e alunos entre si). A gestão dos conteúdos programáticos, a organização dos meios didácticos, dos tempos e dos espaços faz-se em cooperação formativa e reguladora.”

Os alunos ou formandos participam e ajudam a construir os seus próprios processos de aprendizagem, quer na sua organização, gestão e avaliação da mesma. O MEM(Movimento da Escola Moderna) esta forma de pedagogia é muito importante, pois coloca-os como sujeitos activos da sua aprendizagem, permitindo que façam uma leitura quantitativa da informação disponibilizada e criem laços grandes sociais na turma. Este modelo invoca a democracia na sua plenitude porque estimula à liberdade de expressão e opinião, adaptada a cada indivíduo, ajudando a resolverproblemas, a entreajuda e ao saber viver em sociedade. Este modelo centra-se num trabalho especializado de aprendizagem dos alunos e não no ensino concomitante dos professores, é muito importante dar ouvidos aos alunos durante e acerca do seu percurso e ao mesmo tempo envolver todos os actores sociais que fazem parte do universo educativo. Um mapeamento activo e completo ajuda a pilotagem do trabalhodiferenciado dos alunos para um acompanhamento mais assertivo, sistema esse que serve para uma avaliação constante das aprendizagens da vida social da turma.

2

Este principio estratégico de intervenção educativa é um dos 12 apresentados por Niza 1998 é aquele que também é um dos baluartes do tipo de ensino a distancia que todos os dias alguns de nos usam e abusam na plataforma moodle queusamos nesta universidade, cuja aprendizagem esta assente na cooperação e colaboração, criando entre alunos que alguns deles nunca se conheceram pessoalmente, demonstrem entre eles grande amizades o qual os fóruns do café com livros esta bem cheio deles. Quero com isto dizer que uma aprendizagem apoiada na cooperação motiva respeito pelo trabalho um do outro, alguns dos mais afortunados quer pordisponibilidade de tempo quer por mais conhecimento da matéria, no caso das crianças por vezes conseguem compreender melhor um assunto explicado por um colega do que por vezes quando é exposto por um professor, porque essa criança sabe melhor que ninguém as dificuldades que teve para aprender esse tema, e a crianças que esta a aprender aprende não só o tema como consegue compreender o mecânica que ocolega utilizou para lá chegar.

Num projecto onde todos cooperam e se interactuam, a estimulação é mútua, acresce-se a aprender numa troca sistemática de saberes e de produções, sendo facilitada a motivação intrínseca do trabalho o que neste contexto seja uma realidade omnipresente.

3

No meu trabalho, que é um projecto de intervenção social (D.A.R à Costa)[1] onde trabalho com crianças ejovens dos 6 aos 24, em reunião de equipa e depois de reunião com a Junta de Freguesia foi proposto uma mostra de trabalhos variados englobados nas festas do Santos Populares da Cidade. Depois de uma assembleia de jovens chegou-se a conclusão de se desenvolver um projecto de arraial de São João, destinado somente aos jovens entre os 9 e os 14 anos, que levou a vários projectos mais pequenos no...
tracking img