Psicopedagogia clinica e institucional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2412 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
FACULDADE ASSOCIADAS BRASIL


Psicopedagogia Clinica e Institucional

Trabalho Mensal apresentado à Faculdade Associada Brasil – FAB, para disciplina Introdução a psicopedagogia clinica e institucional sob orientação da Professora Suziclener Rodrigues Ferreira.

Tatuí-2013
SumárioIntrodução.................................................................................................................03
Psicopedagogia..........................................................................................................03

Desenvolvimento
Psicopedagogia Institucional .....................................................................................05
Psicologia Institucional ..............................................................................................07Psicopedagogia Clinica..............................................................................................09
Psicologia Clinica.......................................................................................................10

Conclusão.................................................................................................................12Bibliografia................................................................................................................13

Introdução
Psicopedagogia
A Psicopedagogia é uma ciência que se ocupa em estudar o processo de ensino-aprendizagem do ser humano, bem como os fatores que impedem e/ou dificultam o ato de aprender do mesmo. Isso se dá de forma interdisciplinar, uma vez que a Psicopedagogia é uma ciência nova e,portanto, com a parte teórico-metodológica sendo construída.
Dessa forma, ela busca fundamentar-se através de outras áreas científicas, como a Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Linguística, Sociologia, Medicina, etc.
“Ser Psicólogo é uma imensa responsabilidade. É também uma notável dádiva pois recebemos o dom de usar a palavra, o olhar, as expressões, e até mesmo o silêncio. O dom detirar lá de dentro o melhor que temos para cuidar, fortalecer, compreender, aliviar…”
Walmir Monteiro

Sendo uma ciência que apoia a integração, de modo coeso, dos conhecimentos e princípios de diversas ciências humanas com a meta de adquirir uma extensa compreensão sobre variados métodos inerente ao aprendizado.
Sua importância no campo da psicologia educacional  vem quebrando tabus epreconceitos. E cada vez mais os espaços estão se abrindo para esse profissional: O psicopedagogo.
Seu papel é atuar de forma preventiva e terapêutica, compreendendo os processos que ocorrem dentro do que ele está inserido. Seja atuando com a dislexia, disgrafia, problemas comportamentais, ou síndromes… Esse profissional exerce sua pedagogia de forma acolhedora, com o olhar do saber. Suaformação consiste em especialização/MBA ou mestrado, a pessoa deve ser graduada nos cursos de Pedagogia ou Psicologia. Sendo assim a Psicopedagogia é a pedagogia e a psicologia trabalhando juntas.
Os Pedagogos (as) quando buscam essa especialização estão em busca de respostas para os vários problemas psicológicos existentes hoje no ambiente escolar. E o (a) Psicólogo (a) busca essa partepedagógica que está inserida nessa psicopedagogia. Ou seja, uma troca de olhares, pois o psicopedagogo identifica as dificuldades e os transtornos que impedem o estudante de assimilar o conteúdo ensinado na escola.
Na psicopedagogia encontra-se resposta, significados para os mais diversos assuntos educacionais. Ela indaga o sentido das coisas, nos faz querer saber ao fundo dos problemas que ela estáinserida. Infelizmente, ainda não está regularizada a situação do psicopedagogo (a). Essa função ainda não é vista como profissão.

“A Psicopedagogia estuda o ato de aprender e ensinar, levando sempre em conta, as realidades internas e externas da aprendizagem, tomadas em conjunto. E mais, procurando estudar a construção do conhecimento em toda a sua complexidade, procurando colocar em pé de...
tracking img