Psicoped

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1994 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
agogia
3. POR UMA AVALIAÇÃO MAIS ADEQUADA

O processo educacional é global, e na verdade sempre produz resultados positivos, mas muitas vezes não aqueles que se pretendia. A cada instante da vida há aprendizado, normalmente sem interferência da escola.
Na sala de aula o que se está aprendendo provavelmente tem relação com o professor verifique se sua mensagem e se seu objetivo detransmitir idéias foi alcançado.
Claramente, as avaliações têm sido conduzidas através de testes, tanto de indivíduos como de sistemas e a resposta obtida é pouco explorável. A avaliação deve está ligada à filosofia de educação, pois é interessante notar que a aprendizagem só é reconhecida quando está relacionada à capacidade de sobrevivência.
A educação deve ser praticada comoestratégia da sociedade em facilitar que o indivíduo atinja o seu potencial e colabore em diferentes ações na busca do bem comum.
Esta pesquisa sobre “avaliação no contexto escolar” foi desenvolvida no Colégio Santa Bárbara, situada à Rua Abdon Grilo, nº04, na cidade de Goianinha, composta por 22 (vinte e dois), professores, sendo seis das séries iniciais do Ensino Fundamental.Desenvolvemos este trabalho numa sala de quinto ano com 24 (vinte e quatro) alunos, tendo como professor titular Jarkson Clebio de Lima.
Verificamos que Colégio Santa Bárbara, a avaliação é feita por metas de aprendizagens, de forma que ela acontece ao longo dos bimestres, baseando-se na participação, na discussão dos temas, na resolução de situações problemas e na realização de trabalhosindividuais e em grupos.
Este trabalho é formado por cinco capítulos, onde ambos interligam assuntos sobre avaliação escolar.
Nossa escolha pelo tema apresentado se deu porque ele está voltado para as experiências e vivências dos grupos que participam e constroem o cotidiano escolar.
Desta maneira podemos descrever e analisar a realidade vivenciada pelos “atores” que estãointer-relacionados com o meio onde se encontram inseridos.
Tentamos nesta versão de análise, mostrar como os educadores ajudam aos alunos superar as dificuldades que se mostram presentes nos diferentes métodos aplicados. Através da avaliação o educador poderá identificar como o educando conseguiu adquirir o conhecimento que foi anteriormente repassado a ele.
Procuramos mostrar na introdução queantigamente a avaliação era vista como tradução da quantidade e qualidade e que hoje, a avaliação assume sentido orientador e cooperativo e, ressalta que aprender é construir seu próprio conhecimento.
No capítulo dois procuramos mostrar teoricamente as maneiras de avaliação que são feitas por nosso Sistema de Educação, os quais trazem a idéia de que a avaliação não se reduz apenas aatribuir notas. Sua conotação se amplia e se desloca no sentido de verificar em que medidas os alunos estão alcançando os objetivos propostos para o processo ensino-aprendizagem.
O ensino não é apenas uma atividade técnica e profissional, pressupõe além do desenvolvimento ético e social, uma ação moral. E o professor não passa apenas a aplicar seus conhecimentos, mas ele deve ser capaz decompreender a situação de seus alunos e de ajudá-los a obter progressos.
Analisando a situação-problema, procuramos no capítulo quatro mostrar soluções para o problema encontrado nesta pesquisa.
Com base nos teóricos estudados para elaboração desta pesquisa, ficou claro que a avaliação deve ser de maneira contínua, de vê medir o desempenho dos alunos, procurando partir do conhecimento queeles já possuem e acrescentar de forma sucinta o que lhe complementa para sociedade na qual está inserido.
O rendimento escola, deve ser avaliado pelo aproveitamento do aluno, envolvendo os aspectos cognitivos, afetivos e psicomotores, através do instrumento da avaliação.
E nas considerações finais procuramos retomar o assunto exposto no trabalho fazendo uma breve conclusão sobre o...
tracking img