Psicopdagogia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1869 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 24 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo



O presente trabalho teve como objetivo central apresentar a importância do psicopedagogo na educação.

A metodologia utilizada foi baseada em pesquisas de publicação de artigos científicos entre outras referencias de autores como trabalho de conclusão de cursos e monografias da área estudada. Procurou-se nesse trabalho apresentar como é a postura e açãopsicopedagogica nas instituições escolares, suas contribuições para o desenvolvimento da aprendizagem escolar de modo geral á educação.

O estudo foi fundamentado em pesquisas inseridas no site da Associação Brasileira de psicopedagogia (ABPp), feitas por renomados e conhecidos estudiosos da área de como se dá às metodologias de ensino e aprendizagem e a função do psicopedagogo na atuação da sua áreana educação.






















Sumário



Introdução...........................................................................................................4

Resenha – A Importância do Psicopedagogo na Educação...............................5

Considerações Finais..........................................................................................9Referências.......................................................................................................10

































Introdução

A psicopedagogia está relacionada a problemas de aprendizagem e compreensão cognitivas dos indivíduos.

O psicopedagogo atua nessa área buscando soluções para que os alunos possamcompreender entender e executar processos educacionais sistematizados e também a compreensão do mundo a sua volta.

Estuda-se aqui a importância da psicopedagogia na educação e isso nos traz a ideia de quão importante é ter um profissional que possa agir e somar de acordo com as necessidades educacionais daqueles alunos que necessitam de uma melhor compreensão dos conteúdos escolares.Hoje nos deparamos com uma realidade muito constante nas instituições escolares que é um numero significativo de crianças que não aprendem e muitas vezes até se frustram por não compreenderem e não conseguirem adentrar no mundo escolar de forma significativa e prazerosa, perdendo assim o interesse pelos estudos.

Partindo desse principio iremos entender aqui como se procede à importância dopsicopedagogo na educação.



















Resenha – Importância do psicopedagogo na educação.



A psicopedagogia está ligada a duas áreas dos saberes, Psicologia e Educação. Essa junção ocasiona no estudo do processo de aprendizagem humana, que se direciona na capacidade em adquirir conhecimento.

Trata-se de uma ciência que estuda o processode aprendizagem humana, sendo o seu objeto de estudo o ser em processo de construção e reconstrução do conhecimento. Cada vez mais se faz necessário inserir o psicopedagogo na instituição escolar, já que seu papel é analisar e assinalar os fatores que favorecem, intervém ou prejudicam uma boa aprendizagem em uma instituição. (SOARES; SENA. 2012 p.1)




Foram surgindo nas escolassituações onde ocorreu um grande fracasso escolar com uma quantidade significativa de crianças onde psicologia e pedagogia isoladamente não conseguiram dar conta em resolver tais fracassos, assim foi nasceu à necessidade de um profissional que pudesse usar dessas duas áreas para diagnosticar e trazer soluções para que os distúrbios de aprendizagem fossem resolvidos com sucesso.

Opsicopedagogo pode desempenhar uma prática docente, envolvendo a preparação de profissionais da educação, ou atuar dentro da própria escola. Cabe também ao profissional detectar possíveis perturbações no processo de aprendizagem; participar da dinâmica das relações da comunidade educativa a fim de favorecer o processo de integração e troca; promover orientações metodológicas de acordo com as...
tracking img