Psicopatologia2 Fichamento Texto Mais1QdeMelancolia PUC7Per Mai2015 01

897 palavras 4 páginas
Lacan retomou a obra de Freud ao lidar com conceitos como inconscientes, identificação e EU (ego), se apoiando em outros autores, principalmente filósofos. Ele rejeitava a tendência de considerar o ego como força dominante na estrutura psíquica do sujeito. Afirmava, em vez disso, a impotência do EU frente ao inconsciente. Para ele, o sujeito opera em conflito eterno, e a situação só é sustentável por meio de artifícios, entre eles a alienação.
Lacan concordava com Freud em relação à impossibilidade de aplicar a psicanalise em outros campos, inclusive a educação, que também opera no terreno movediço da linguagem e da interação.
No caso de Lacan, a teoria torna o entendimento das funções da linguagem ainda mais complexo. Enquanto para Freud o inconsciente era, a grosso modo, uma instancia individual, para Lacan ele sai do sujeito (individuo) para abarcar uma rede de relações sociais. Ou seja, à noção do sujeito dividido, soma-se também o conceito do Outro, podendo esse ser entendido como uma combinação dos sistemas simbólicos e socioculturais. Isso quer dizer, entre outras coisas, que as relações sociais – antes hierarquizadas com grande rigidez - agora se distribuem de modo mais horizontal. “O pai, o professor e as demais figuras de autoridade perderam o lugar simbólico de poder e excelência”.
Na teoria lacaniana também ocupa lugar fundamental a noção de gozo. Ele é uma mistura de prazer e insatisfação – ou também pode ser dor e satisfação -, que nos torna apegados a formas de relação conhecidas como sintomas, inibições ou angustias. Lacan nos revela que tendemos a trabalhar por inercia e que não há um verdadeiro desejo de saber.
Lacan tonou-se figura do estruturalismo – corrente que defendeu a supremacia das estruturas sociais sobre o homem como objeto de estudo das ciências humanas.

Há muito tempo se debate sobre a depressão. Esse debate se deve aos vários graus e variações dos estados depressivos, que dificultam a unificação de seu conceito. “Por isso, não se

Relacionados