Psicopatologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (680 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
E-Fólio B
Nocões de Psicopatologia


Shine – Brilhante










1

Sinopse:
Título:Shine – Brilhante/ Shine

Direção:Scott Hicks

Gênero:DramaPaís/Ano:Inglaterra,Austrália/1996

Duração:105 min

Shine é um filme australiano de 1996, dirigido por Scott Hicks e escrito por Jan Sardi,
O filme foi realizado com ajuda do Sr. e da Sra David Helfgott que ainda vivem. Ahistória
aborda a vida de David Helfgot, um jovem pianista talentoso, tendo o ator Geoffrey Rush (David Helfgot adulto, o pianista) interpretando-o, e que neste papel, recebeu indicação e posteriormenteganhou o Oscar de melhor ator. Temos também Noah Taylor (jovem David),e também Armin Mueller-Atahl que representa Peter Helfgott, o pai.
O filme é uma biografia não convencional de David Helfgot, umgaroto prodígio australiano no piano, que sucumbiu à repressora e tirana educação do pai, que acabou internado numa clínica psiquiátrica onde ficou passou boa parte da sua vida, nunca se recuperando nasua totalidade.
Entre 5 e 7 anos, David desenvolve um complexo edipiano. Ele admira o pai a quem ele atribui qualidades que o pai não tem. Assim David acha que o pai pode tocar o famoso concerto deRachmaninov e pode o ensinar. Ele procura força ao contato do pai, fica sempre atrás deste e um dia, após um concerto, andando na rua atrás do pai, vários metros atrás.
Ele passa a sofrer transtornosmentais neuróticos e psicótico, não consegue controlar a
fala, seu discurso se torna incoerente, cheio de frases reiteradas, cheio de divagações ,apresenta descontrole psico-motor na maneira deandar, perde o senso de limite no comportamento social, não se da conta do que é permitido e o que não é,estar nu lhe parece normal, sofre de obsessão por água, banheira, piscina, parece perder a noçãode quem ele é, a noção de sua identidade, parece perder o sentido de localização sofre de amnésia, não reconhece a própria irmã.
Na logorréia e taquifasia existe uma produção aumentada e...
tracking img