Psicopatologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1963 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Centro de Estudos Psicanalíticos
CURSO: Formação em Psicanálise Clínica
ALUNO: Sara Coqueiro de Souza Bauermeister

Módulo
PSICOPATOLOGIA


SÃO PAULO
2011
Psicopatologia

O termo psicopatologia é de origem grega – psykhé, alma, e patologia. Literalmente podemos dizer que é uma patologia do espírito. Essa concepção poderia levar a uma conceituação errônea do problema.

JASPERS feza primeira tentativa de conceituar a Psicopatologia. Desde a primeira edição de sua famosa Allgemine Psychopatologie, procurou conceituá-la como:
- Ciência pura que visa exclusivamente o conhecimento. Estuda a vida psíquica anormal independente dos problemas clínicos.
Para Jaspers, a psicopatologia não tem a missão de recapitular todos os resultados, senão de formar um todo, onde sua funçãovisa o esclarecimento, a ordenação, a cultura.
Tem de esclarecer o saber nos tipos básicos dos fatos e na multiplicidade dos métodos, resumi-los numa ordenação natural e, finalmente, levá-los à autoconsciência no todo cultural do homem. Cumpre uma tarefa específica que vai além da investigação especial do conhecimento.

Em sua opinião, quando se estuda a psicopatologia, deve se levar em conta queo fundamento real da investigação é constituído pela vida psíquica, representada e compreendida através das expressões verbais e do comportamento perceptível.

Queremos, sentir, apreender e refletir sobre o que realmente acontece na alma do homem.

Sem a capacidade e a vontade de representar em sua plenitude, não há possibilidade de se fazer psicopatologia.

Podemos também dizer quepsicopatologia é o ramo da Psicologia que se ocupa dos fenômeno psíquicos patológicos e da personalidade desajustada. Sendo assim, a psicopatologia estuda o comportamento anormal, sua gênese, sintomas, dinâmicas e as possíveis terapias.

Para a Psicanálise normal do anormal é uma questão de grau e não de natureza, nos indivíduos “normais e nos anormais” existem as mesmas estruturas de conteúdos, quese mais ou menos “ativados” são responsáveis pelos distúrbios no indivíduo. Portanto, para a Psicanálise, estas estruturas são de origem neuróticas e psicóticas.

O fenômeno psicopatológico é descrito nos estudos de Sigmund Freud como uma característica de um passo intermediário para se chegar a uma outra questão. Para Freud não interessava o estudo do doente como tal, mas sim, a possibilidade dese formular uma teoria global do psiquismo, cujos eixos são o sexual, o infantil e o reprimido.

Doenças Orgânicas

O fato de observarem-se no mesmo indivíduo uma doença orgânica e uma anormalidade psíquica não quer dizer, em absoluto, que ambos os fenômenos se relacionem, tal qual um processo mórbido cerebral e uma psicose nem sempre têm, no mesmo indivíduo, conexão um com o outro.Distinguir-se-ão as seguintes possibilidades: Uma noxa conhecida é causa tanto do padecimento somático quanto da doença psíquica: por exemplo, o álcool produz, ao mesmo tempo, polineurite e síndrome de Korsakov; ou uma noxa desconhecida produz uma coisa e outra: por exemplo, o distúrbio alimentar e a inanição que progridem, irremediavelmente, apesar de toda administração alimentícia, em algumas catatonias;ou a doença somática é de considerar-se conseqüente à psíquica: por exemplo, certas queixas gástricas resultantes de abalos emocionais sérios ou de depressões ciclotímicas; ou a doença somática e a psicose independem uma da outra: por exemplo, carcinoma e demência precoce; ou têm correlação estatística, indicando conexão na disposição hereditária; por exemplo, tuberculuse e demência precoce.Finalmente, após pesquisarmos, podemos dizer que há a possibilidade de a doença somática ser uma das causas que condicionam o sofrimento psíquico.

Citaremos a seguir a definição de algumas doenças ou psicopatologias:

- Doenças internas. Quase todas as doenças somáticas influem, de um modo ou de outro, sobre a vida psíquica. Inversamente, porém, a vida psíquica influi sobre os estados...
tracking img