Psicopatologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1748 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Processo: 222.222.222-2
Espécie: Pedido de Providência


PARECER PSICOLÓGICO

Exm. Sr. Juiz,

Em atendimento à determinação de V.Exa., procedeu-se à Avaliação Psicológica referente ao processo acima citado. Ivana, 38 anos, amasiada com Gilson, é genitora das crianças Maria, Mariana, Carlos e João.

No exame das funções psíquicas, durante os atendimentos, não foi observado grau derebaixamento da consciência e nem mesmo alterações quantitativas da consciência. O estado de concentração da atividade mental sobre determinado objeto, a atenção, e a capacidade de mudança de foco, também não evidenciou alterações durante os atendimentos. No entanto, durante as discussões de caso realizadas, psicólogos da rede de assistência do município de Ribeirão das Neves, relataram terpresenciado ocasiões em que Ivana apresentou alterações da atenção, mostrando-se suscetível a distrair-se com estímulos visuais externos.

Foi possível perceber que, nos momentos de crise, Ivana apresenta desorientação em relação ao mundo, ao tempo e ao espaço. Já nos momentos em que há uma maior organização do quadro, Ivana demonstra conseguir orientar-se em relação ao mundo e a ela própria.

Foramdetectadas alterações qualitativas das sensopercepções. As alucinações, apresentadas por Ivana, são percepções claras e definidas de um objeto como, por exemplo, voz, ruído e imagem, sem a presença do objeto estimulante real. Durante os atendimentos houve relatos de alucinações auditivas e alucinações visuais.

Dentre as alterações das emoções e dos sentidos, que puderam ser verificadas,destaca-se a hipomodulação do afeto (dificuldade de modulação da resposta afetiva de acordo com a situação existencial) e a pobreza de sentimentos e distanciamento afetivo (dificuldade nas vivências afetivas). No entanto, não foi verificada a apatia (diminuição da excitabilidade emotiva e afetiva).

No que se refere aos elementos constitutivos do pensamento, foram detectados indícios da existênciade pensamento desagregado (o paciente produz um pensamento que se manifesta como uma mistura aleatória de palavras), nos momentos de crise de Ivana. Também foram detectadas alterações do conteúdo do pensamento. Os principais conteúdos que preenchem os sintomas psicopatológicos de Ivana são aqueles relacionados à religião. Ivana apresenta alterações patológicas do juízo, ou seja, apresenta delíriosou juízos patologicamente falseados. O discurso de Ivana é permeado por delírios de relação (o indivíduo delirante constrói conexões significativas entre os fatos normalmente percebidos) e por delírios religiosos (o indivíduo afirma ser ou estar em comunhão permanente com um Deus ou um santo poderoso).

Durante os atendimentos realizados não foram evidenciadas alterações de funções psíquicascompostas como consciência e valoração do eu, esquema corporal e identidade. Mas foi evidenciada alteração da linguagem, a estereotipia verbal (repetição automática de palavras ou trechos de frases). Demonstra baixa capacidade cognitiva e poucos recursos simbólicos, raciocínio pobre, capacidade de abstração prejudicada.

Ao logo dos atendimentos realizados com Ivana, apesar de todas asdificuldades, relativas ao provável quadro de psicose, foi possível estabelecer um vínculo. Vínculo este que viabilizou, dentro das condições de Ivana, a reconstrução de algumas cenas e passagens significativas de sua vida.

Ao que tudo indica, ainda na adolescência, Ivana ficou noiva e preparava para se casar. Todavia, ela foi vítima de abuso sexual. Segundo Ivana, o agressor teria sido uma pessoa amigada família, e o ato teria ocorrido na casa de uma de suas irmãs. Ivana ficou grávida e o noivado foi desmanchado. Existem indícios que nos levam a crer que o desencadeamento da psicose coincide com a gravidez e com o parto deste filho. Ivana relata o abuso sofrido com um característico distanciamento afetivo.

Ivana também relata a existência de um quadro epilético. Não existem dados que...
tracking img