Psicopatologia resumo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 29 (7120 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
 Alterações da Consciência
O estado de consciência, em conjunto, pode alterar-se quanto a sua continuidade, amplitude e claridade.
Definições:

- Campo da Consciência: Tudo entre o estado de plena lucidez e a margem virtual, para além da qual estende-se o inconsciente. Neste intervalo observam-se gradações quanto à claridade e à intensidade dos fenômenos vividos.
Lucidez: Estado em que osconteúdos conscientes possuem claridade e nitidez médias, e em que o curso da vida psíquica se apresenta ordenado.

- Modalidades de alteração de estado da consciência:
Embotamento ou entorpecimento: Perda ou diminuição da lucidez da consciência (continuidade, amplitude, intensidade e claridade da vivência). Sem sintomas produtivos.
Estreitamento: Diminuição da amplitude do campo daconsciência.
Obnubilação ou Turvação: Entorpecimento da consciência mais sintomas produtivos (falsas percepções e alterações de juízo). Rebaixamento da consciência em grau leve a moderado. Lentidão da compreensão e dificuldade de concentração. O pensamento pode estar ligeiramente confuso e o paciente estar sonolento.
Delirium: É uma das síndromes mais freqüentes na prática da clínica diária, principalmenteem pacientes de doenças somáticas e em idosos. Diz respeito aos vários quadros com rebaixamento e desorientação temporo-espacial, dificuldade de concentração, perplexidade, ansiedade em vários graus variáveis, agitação ou lentificação psicomotora, discurso ilógico e confuso e ilusões e/ou alucinações, quase sempre visuais. É um quadro que oscila muito ao longo do dia.

Atenção
Atenção é umestado de concentração da atividade mental sobre um objeto. Condição da claridade de vivência.
- Definições:
Vigilância: Capacidade de deslocar a atenção para diferentes objetos, de mudar de foco.
Tenacidade: Capacidade de manter a atenção dirigida para um mesmo objeto, de fixar sua atenção.
- Modalidades de alteração de estado da Atenção:
Hipoprosexia: Diminuição global da atenção (vigilância etenacidade), com rápida fatigabilidade. Atrapalha percepções, lembranças, pensamentos. Informa acerca da continuidade, amplitude e lucidez do campo da consciência. É a alteração mais comum.
Aprosexia: Abolição total da atenção, por mais forte que sejam os estímulos.
Distração: Hipertenacidade e hipovigilância. É uma superconcentração ativa da atenção sobre determinados conteúdos ou objetos, coma inibição de tudo ou mais.. Ex. Caso de cientistas que cometem erros simples, como colocar meias de cores diferentes.
Distrabilidade: Hipotenacidade e hipervigilância. É o contrário da distração, um estado patológico que exprime por instabilidade marcante e mobilidade acentuada da atenção voluntária, com dificuldade ou incapacidade para fixar-se ou deter-se em qualquer coisa que impliqueesforço produtivo.

Orientação
Expressão objetiva da lucidez psíquica.
- Modalidades de alteração de estado da Orientação:
Desorientação Autopsíquica: é a desorientação do indivíduo em relação a si mesmo. Revela se o sujeito sabe quem é.
Desorientação Alopsíquica: Não possui a capacidade de orientar-se em relação ao mundo, isto é, quanto ao espaço e tempo.
Desorientação por rebaixamento daconsciência (toporosa/confusa): É aquela na qual o indivíduo está desorientado por turvação da consciência. Ambas produzem alteração da atenção, concentração e, conseqüentemente, da capacidade de percepção e retenção dos estímulos ambientais. Isso impede que o indivíduo apreenda a realidade de forma clara e precisa, e integre assim, a cronologia dos fatos.
Desorientação apática: Ocorre por apatia oudesinteresse profundo. O indivíduo tornar-se desorientado devido a uma marcante alteração do humor e da volição, comumente em quadro depressivo. Por falta de motivação e interesse, o indivíduo, geralmente, muito deprimido, não investe sua energia no mundo, não se atém aos estímulos ambientais e, portanto, tornar-se desorientado.
Desorientação delirante: Ocorre em indivíduos que se encontram...
tracking img