Psicopatas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (592 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
pepsic.bvsalud.org/scielo.php?pid=S1677-04712009000300006&script=sci_arttext&tlng=en
http://www.reflexoeseatualidades.com/2010/12/psicopatia-mitos-e-verdades.html

A psicopatia é umconceito psicológico de significado controverso. No entanto, a dificuldade em especificá-lo e delimitá-lo não impediu que a psicopatia se estabelecesse como um rótulo útil para designar certos quadroscomportamentais e afetivos (Hare & Neumann, 2008)
De fato, entende-se que a psicopatia pode ser avaliada de forma válida e fidedigna como um construto psicológico legítimo, e suas característicaspodem estar presentes em qualquer indivíduo (Vien & Beech, 2006)
O conceito de psicopatia surgiu dentro da medicina legal, quando médicos se depararam com o fato de que muitos criminosos agressivos ecruéis não apresentavam os sinais clássicos de insanidade. Descrições desses pacientes e tentativas de criar categorias nosográficas adequadas aos mesmos são consideradas pela literatura o momentoinicial da chamada tradição clínica de estudo da psicopatia (Hare & Neumann, 2008)
Por volta de 1801, o médico francês Phillipe Pinel (1801/2007) cunhou o termo mania sem delírio para descrever oquadro de alguns pacientes que, embora se envolvessem em comportamentos de extrema violência para com outros ou para consigo mesmos, tinham um perfeito entendimento do caráter irracional de suas açõese não podiam ser considerados delirantes (Arrigo & Shipley, 2001).
O conceito de psicopatia e o próprio uso da nomenclatura só se estabeleceram de fato a partir do trabalho de 1941 de HerveyCleckley, chamado The Mask of Sanity (A Máscara da Sanidade). A literatura aponta essa obra como decisiva na definição do conceito (Vaugh & Howard, 2005; Vien & Beech, 2006). Cleckley forneceu umretrato clínico sistemático do quadro da psicopatia, apresentando uma lista célebre de 16 características para caracterizar um indivíduo psicopata (Vaugh & Howard, 2005).
As características da...
tracking img