Psicopata

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (572 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1. PSICOPATIAS (TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE)

1.1 CONCEITO

No ano de 1954, em seus trabalhos Kurt Schneider inventou o termo personalidades psicopáticas, definindo-as como “personalidadesanormais, que sofrem por causa de sua anormalidade ou que, induzidos por ela, fazem sofrer à sociedade”.

JOSÉ. ALVES GARCIA os conceitua

Chamamos personalidades psicopáticas a certos indivíduosque, embora apresentem um certo padrão intelectual, algumas vezes até elevados, exibem através de sua vida distúrbios da conduta, de natureza anti-social ou que colidem com as normas éticas, e que nãosão influenciáveis pelas medidas medicas e educacionais ou insignificantemente modificáveis pelos meios curativos e corretivos.

FRANÇA define-os

As personalidades psicopáticas são gruposnosológicos que se distinguem por um estado psíquico capaz de determinar profundas modificações do caráter e do afeto, na sua maioria de etiologia congênita. Não são, essencialmente, personalidades doentes oupatológicas, por isso seria melhor denominá-las personalidades anormais, pois seu traço mais marcante é a perturbação da afetividade e do caráter, enquanto a inteligência se mantém normal ou acima donormal.

Para SICA

Segundo alguns autores (e por todos, Robert Hare, 1970, 1991 e 1993), a psicopatia representa uma desordem de personalidade dissociativa, anti-social ou sociopática, ou seja,uma forma especifica de distúrbio de personalidade com um peculiar padrão de sintomas ligados às esferas interpessoal, afetiva e comportamental. Esta a razão pela qual o psicopata assume, nosrelacionamentos com os demais, sentimentos de superioridade e arrogância, insensibilidade, ausência de sentimento de culpa e impulsividade.

Para ANA BEATRIZ BARBOSA SILVA

Psicopata é o indivíduo queapresenta um Transtorno de Personalidade que se caracteriza por total ausência de sentimento de culpa, arrependimento ou remorso pelo que faz de errado; falta de empatia com o outro e de emoções de...
tracking img