psicooi

482 palavras 2 páginas
Estado Novo (Governo Vargas)

Em 1932 foi escrito no governo Vargas o "Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova" o documento falava de quão precaria era a educação no brasil e propunha novas ideias. Uma escola laica, gratuita, obrigatoria e única para todos. A igreja catolica nessa epoca disputava com o estado o controle da educação, e não se deu de satisfeita.
A era vargas trouxe um grande aumento nas industrias e empresas, e assim necessitando de grande mão-de-obra para o mercado, a educação nessa epoca então surgiu como uma preparação para a área profissional. Para as classes mais favorecidas enfatizava-se o trabalho intelectual e para as menos desfavorecidas enfatizava-se o trabalho manual já preparando o ensino profissional.
Nessa epoca é criado a União Nacional dos Estudantes - UNE e o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos - INEP. O ministro Gustavo Capanema fez algumas reformas na educação no ano de 1942, estas reformas foram chamadas de Leis Organicas do Ensino.

- O Decreto-lei 4.048, de 22 de janeiro, cria o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - SENAI. - O Decreto-lei 4.073, de 30 de janeiro, regulamenta o ensino industrial. - O Decreto-lei 4.244, de 9 de abril, regulamenta o ensino secundário. - O Decreto-lei 4.481, de 16 de julho, dispõe sobre a obrigatoriedade dos estabelecimentos industriais empregarem um total de 8% correspondente ao número de operários e matriculá-los nas escolas do SENAI. - O Decreto-lei 4.436, de 7 de novembro, amplia o âmbito do SENAI, atingindo também o setor de transportes, das comunicações e da pesca. - O Decreto-lei 4.984, de 21 de novembro, compele que as empresas oficiais com mais de cem empregados a manter, por conta própria, uma escola de aprendizagem destinada à formação profissional de seus aprendizes.

O ensino ficou assim:cinco anos de curso primário, quatro de curso ginasial e três de colegial. O colegial não era mais preparatorio mas sim uma

Relacionados