Psicomotrocidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (762 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE SALGADO DE OLIVEIRA
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA E INSTITUCIONAL

Psicomotricidade

Alessandra Guedes da Silva Maia

Recife, agosto de 2012

Alessandra Guedes daSilva Maia

Psicomotricidade

Trabalho de pesquisa solicitado pela Professora Roberta Claro para obtenção de conhecimento e nota de conclusão da cadeira de DESENVOLVIMENTO NEUROLÓGICO E PSICOMOTORNO PROCESSO DE APRENDIZAGEM pela Universidade Salgado de Oliveira – UNIVERSO.

Recife, agosto de 2012
Apresentação

Lateralidade e o uso que as pessoas fazem de uma das duas partes do seucorpo. Todas as funções corporais são determinadas pelo lado esquerdo ou pelo direito.

A criança, como também o adulto, tem sempre um lado do corpo que utiliza mais quando executa uma atividade, ummovimento, como pegar e usar objetos escrever, etc. Não se deve forçar a mudança de lado dominante da criança. O conhecimento e o domínio específico de um dos lados do corpo só e adquirido por ela, quandohá uma perfeita sintonia do esquema corporal.
O bebe ao nascer tem opção por nenhum dos lados do corpo, ou seja, a posição reflexa e assimétrica: os membros do corpo ficam esticados para o lado emque a cabeça esta virada. Já no terceiro mês de vida, ela entra num período de simetria: quando deitada de costas, movimentam igualmente os dois lados.
Aproximadamente com um ano e meio de idade, jaexpressa sua preferência por um dos lados do corpo, notando-se isso quando ela passa a usar sempre a mesma mão para realizar determinadas tarefas. Mas nem sempre essa preferencia se mantem; os doislados são ainda utilizados.
Aos três anos ela já utiliza exclusivamente a mao dominante. E importante então não fuçá-la a usar só a mao direita se o predominio e dado a mao esquerda.
Para um efetivoconhecimento da lateralidade, e preciso levar a crianca a:
- dominar a nocao de esquerda/direita em relacao a seu corpo e ao ambiente;
- estabelecer com clareza o lado dominante de seu corpo;
-...
tracking img