Psicomotricidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2213 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicomotricidade
1-O que é a psicomotricidade?
Nos dias de hoje, o interesse pela Psicomotricidade se tornou  cada vez maior, nos ambientes mais diversos da sociedade: escolas, hospitais, consultórios médicos, etc. No entanto, essa mesma psicomotricidade permanece mal conhecida e mal delimitada na sua natureza e nas técnicas que dela decorrem.
A Psicomotricidade lida com os potenciais humanoscomo área básica. Por meio de estímulos, um correto esquema e imagem corporal, uma lateralização bem definida e trabalhada, uma boa tonicidade, equilibração e coordenação, é possível fazer com que o indivíduo crie um sentimento de competência e autoestima, se sinta amado e aceito pelos demais. Dessa maneira, ele se torna um transformador e um produtor social.
A psicomotricidade parte doprincípio que o desenvolvimento das capacidades mentais (análise, síntese, abstração, simbolização, etc.) têm êxito a partir do correto conhecimento e controle da própria atividade corporal, ou seja, o esquema corporal. O corpo, o movimento e a ação são os elementos básicos do nosso conhecimento e compreensão do mundo. É por meio da experiência do movimento e da ação que o pensamento é construído, isto é,o movimento é o pensamento em ação.
2- Conceito:
A Psicomotricidade contribui de maneira expressiva para a formação e estruturação do esquema corporal e tem como objetivo principal incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança. Por meio de atividades as crianças, além de se divertir, criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem. Nessecontexto a Educação Física tem como objetivo estimular o desenvolvimento psicomotor e, como princípio fundamental, despertar a criatividade dos educadores, além de contribuir para a formação integral do educando, utilizando-se das atividades físicas para o desenvolvimento de todas suas potencialidades. Tem ainda a finalidade de auxiliar no desenvolvimento físico, mental e afetivo do indivíduo, com opropósito de um desenvolvimento sadio. É importante assegurar o desenvolvimento funcional da criança e auxiliar na expansão e equilíbrio de sua afetividade, através da interação com o ambiente. O conhecimento das partes do corpo depende do meio, da educação, da aprendizagem e do exercício, e o melhor instrumento a ser utilizado seria o próprio corpo, sem qualquer outro material.
3-Como apsicomotricidade é trabalhada ?
A psicomotricidade no aprendizado em sala de aula? Pois saiba que sua utilização não se restringe às aulas de educação física. Ela pode ser trabalhada no dia-a-dia, como no ato de abrir e fechar mochila e pegar os cadernos, por exemplo. É resultado, principalmente, da relação professor e aluno. "Se a criança depende do outro para coordenar e integrar resposta corporal,entendo que o desenvolvimento psicomotor na escola está diretamente associado à relação do professor com o aluno, relação essa que ameniza ou intensifica os movimentos nas trocas afetivas de aprendizagem", diz a psicopedagoga Maria Cristina Natel, especialista em psicomotricidade.
De acordo com ela, é preciso usar todo o corpo para aprender. "Não se trata de somente melhorar a letra por meio deexercício psicomotores, mas sim de considerar as açoes corriqueiras, como folhear os cadernos e os livros, pegar o lápis, organizar o material sobre a mesa e usar a régua. Ações presentes no cotidiano escolar, como vivencias psicomotoras que, como tal, precisam ser legitimadas pelo outro (o professor), afim de que sejam ações realizadas com precisão, harmonia e economia", explica Maria CristinaNatel. "Para que esse 'livre agir das crianças' não se restrinja somente à própria ação, cabe então à escola, pelas 'ações corriqueiras' e pelas ações específicas (educação física e esporte), propriciar ao aluno a aquisição de referências cinestésicas e proprioceptivas, para que a criança encontre 'seu próprio controle, completa.
Para a pedagoga e sociopsicomotricista Berenice Ferreira Leonhardt...
tracking img