Psicomotricidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6564 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Por: Maria Aparecida Pereira dos Santos Ribeiro – Multiplicadora do NTE e Jackeline Cerri Nabarro – Coordenadora de área de Matemática da Escola Estadual Antonio Fernandes.

Sugestões de Atividades
D 17, 18, 19, 20, 23,25 e 36- Em um problema, estabelecer trocas entre cédulas e moedas do SMB, realizar e aplicar operações..

A HISTÓRIA DO DINHEIRO
Dados da Aula
O que o aluno poderáaprender com esta aula  

Conhecer a història do dinheiro e suas transformações. Perceber que antigamente objetos como o metal, o sal, o boi, o cacau possuiram valor de troca.

Duração das atividades
4 aulas

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
1. 2.
História do dinheiro. Relações de troca de antigamente.

Estratégias e recursos da aula

Primeira Atividade
Parapossibilitar as crianças conhecerem a história do dinheiro, proponha uma conversa na roda.
   

O que é o dinheiro? Para que serve o dinheiro? Como as pessoas usavam o dinheiro antigamente? Como surgiu o dinheiro?

Registre a fala das crianças em um mural. Depois proponha que respondam por escrito as perguntas feitas na roda. Sugira uma brincadeira, desafiando as crianças a pensar numaforma de comprar e vender sem utilizar a cédula do dinheiro .Organize a turma em pequenos grupos. Observe as estratégias utilizadas. Após a brincadeira discuta as formas encontradas por cada um dos grupos. Oriente que registrem através do desenho e da escrita as estrátegias utilizadas para resolução do problema.

Atividade
Sugira a leitura do livro de Ruth Rocha "Como se fosse dinheiro" paradescobrir como o personagem da história resolveu o problema do troco do dinheiro.Após a história estabeleça uma confrontação das soluções das crianças com a do personagem do livro.Mostre que antigamente quando não havia o dinheiro as pessoas praticavam escambo. Instigue as crianças estabelecerem relações e comparações entre a brincadeira realizada na sala e a situação vivenciada pelo personagem dahistória.Proponha uma reescrita da história mudando o nome do personagem principal e o animal usado por Catapimba como dinheiro.

Terceira Atividade
Para ampliar o conhecimento das crianças sobre o dinheiro promova a leitura de textos retirados da internet, de livros, artigos especializados sobre o assunto. Para fundamentar a conversa com as crianças consulte os Links:http://www.brasilescola.com/historia/historia-da-moeda.htm http://pt.shvoong.com/social-sciences/economics/1851371-hist%C3%B3ria-dinheiro/ Como forma de despertar a curiosidade das crianças, problematize a partir dos seguintes desafios: Vocês sabiam que: Na Grécia Antiga, o boi (que era chamado pekus) foi utilizado como referência nas trocas comerciais? E que o sal foi usado como moeda entre os romanos como forma de pagamento? Breve história do dinheiro
Antigamente não era muito utilizado o dinheiro, pois se utilizava a troca de produtos, mais conhecida como escambo. O surgimento do dinheiro foi quando os homens começaram a trabalhar com terra. As primeiras moedas surgiram na Lídia, hoje conhecida como a atual Turquia, no século VII a.C. As moedas Brasileiras foram produzidas pela Casa da Moeda em 08 de março de1964. Já em 1995 a fabricação das moedas brasileira tinha os valores como: 1.000, 2.000 e 4.000 Réis em ouro, também chamado de dobrões, e 20, 40, 80, 160, 320 e 640 Réis em prata, também conhecida como patacas. Os Réis foram substituídos, que circulou até 1967. O Brasil já trocou de moeda aproximadamente oito vezes. Atualmente o dinheiro usado no país é o real, que faz tempinho que circula pelopaís. Fonte: http://www.blogbrasil.com.br/origem-do-dinheiro-como-surgiu-o-dinheiro-nomundo/ Após a conversa na roda peça que escrevam uma lista com os nomes dos produtos e dos animais que tinham valor de troca. Apresente gravuras cópias xerografada com diversos tipos de moedas e/ou cédulas Brasileiras de $10,00, $50.00. Chame atenção para o significado dos símbolos no verso das cédulas. Solicite...
tracking img