Psicomotricidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4284 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicomotricidade

FUNDAMENTAÇÃO – ENFOQUE CONSTRUTIVISTA

Desenvolver, através do trabalho psicomotor e recreativo, habilidade que proporcionem uma melhor facilitação no processo ensino-aprendizagem;
Possibilitar um desenvolvimento metódico de aptidões psicomotoras a fim de manifestar uma maior disponibilidade corporal;

As atividades deverão priorizar a ação da criança para que se dê aconstrução do conhecimento, pois é vendo, ouvindo, falando, tocando, sentindo que a criança adquire conhecimentos, constrói idéias, elaborar conceitos e é na sua relação com o objeto (o ato de manipular, explorar, tocar, etc.) que a criança lhe exprime novo sentido.
Nessa atividade inventiva a criança, partindo do real e do conhecimento, elabora e constrói a realidade.
É importante considerarque o desenvolvimento acontece de maneira global: cada conhecimento novo surge a partir do elaborado anteriormente, o que existe graduação em dificuldades, seqüências, que irão acontecendo do mais simples ao mais complexo, partindo do que a criança já sabe.


METOLOGIA

A ação do professor deverá ser conduzida de uma forma humanista e transformadora, procurando não priorizar as formastécnicas usadas no ensino tradicional.


ASPECTOS CONGNITIVOS

A ação da criança sobre os objetivos e a natureza assim como a observação das reações que são conseqüências de sua ação, envolvem o CONHECIMENTO FÍSICO.
Quando a criança coordena essas ações e cria novas relações entre elas, se esboça o CONHECIMENTO LÓGICO.
A criança, na sua interação com a escola, comunidade, a família, surge oCONHECIMENTO SOCIAL;
O gesto, o movimento, o desenho, o canto, a dança e todas as formas de comunicação revelam o nível de desenvolvimento da criança.

COMO TRABALHAR A PSICOMOTRICIDADE

Partimos do princípio que as atividades devem ser escolhidas baseadas nas experiências da criança sempre usando as formas básicas do movimento: andar, saltar, correr, rolar, subir, empurrar, etc.
Quandomais o brinquedo desafia a criança mais importante ele é como dinamizador de seu potencial.
A utilização do corpo da criança como suporte da expressão e da informação, a estrutura do “eu” corporal, a construção do espaço, as relações temporais, o ajustamento e percepção do espaço, a lateralidade, equilíbrio dinâmico e estático dos objetos com as partes do corpo são itens importantes a seremtrabalhados.


FORMAS DE ATIVIDADES:

• Jogos corporais, espontâneos e simbólicos
• Brinquedos cantados e rodas dançadas
• Danças
• Dramatizações e imitações
• Atividades envolvendo o corpo e material concreto
• As atividades devem ser dadas de maneira a incentivar a criatividade da criança.



AS ATIVIDADES

• Atividades envolvendo PERCEPÇÃO SENSORIAL• ESQUEMA CORPORAL: o gesto e a consciência do corpo.
• ORIENTAÇÃO ESPACIAL: capacidade de orientar-se diante de um espaço físico e de perceber a relação de proximidade de coisas entre si.
Refere-se ás relações de perto, longo, emcima – abaixo, etc.
• PERCEPÇÃO TEMPORAL: situar-se o presente em relação a um antes e um depois, o lento do moderado, o sucessivo do simultâneo, adaptação –orientação – estruturação.
• LATERALIDADE: sensação interna de que o corpo tem dois lados e duas metades que não são exatamente iguais.
• EQUILIBRIO E TONICIDADE:
O tônus muscular prepara e guia o gesto, expressa ao mesmo tempo a satisfação ou mal-estar do sujeito.
EQUILIBRIOS: estado particular no qual o indivíduo pode manter uma atitude, uma atividade ou gesto ou ficar imóvel,utilizando-se a gravidade ou resistindo a ela.
• EXPRESSÃO CORPORAL: manifestação natural e espontânea, onde a criatividade tem um significado todo especial. Para se expressar corporalmente, o indivíduo necessita de uma boa percepção auditiva, espaço-temporal, ter domínio do corpo e equilíbrio.

PSICOMOTRICIDADE
FALA DO CORPO NA PRÉ-ESCOLA


Toda educação é motora, tudo que...
tracking img