Psicomotricidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1388 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
2 REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

2.1 DESENVOLVIMENTO MOTOR

O desenvolvimento motor tem por si a função de coordenar as funções do corpo em parte físicas, dando apoio e condições para que a criança cresça com habilidade que usara em sua vida envolvendo diversas situações do dia a dia como caminhar, correr, praticar esportes, e até tocar algum tipo de instrumento musical. Ele é um fenômeno quepermeia a vida de todas as pessoas; possibilita a realização de atos motores essenciais à lida diária não só por sua excepcionalidade, mas também por sua ubiqüidade (CONNOLLY, 2000, apud ROSA NETO, 2002), na medida em que o estilo de vida exerce forte influência no desenvolvimento motor dos indivíduos (SANTOS, 2004, apud Rosa Neto 2002).
Rosa Neto (2002), afirma que o ser humano por natureza já écomposto por um calendário maturativo e evolutivo que marca as etapas da vida. Esse calendário tem por lógica as possibilidades que a criança terá para evoluir de acordo com sua idade, onde são variável, completas e complexas, até chegar à idade adulta.
Seguindo esta ideia, também é possível conceituar o desenvolvimento motor como um processo sequencial e continuo relativo à idade, no qual umindivíduo progride de um movimento simples sem habilidades até o ponto de conseguir habilidades complexas e organizadas e, finalmente, o ajustamento destas habilidades que acompanham o envelhecimento. (HAYWOOD, 1986, apud Rosa Neto 2002)
De acordo com Bee (2003), durante a gravidez o feto já começa a sentir sinais do mundo exterior, o controle emocional da mãe é um dos primeiros a ser percebido por elee retribui como expressão uma forma de atividade física. Desde o nascimento da criança ela já esta envolvida com a maturação dos seus movimentos. O primeiro após o nascimento é a alimentação, sendo assim percebemos que a parte motora é ligada diretamente ao ser humano mesmo antes de nascer tanto para satisfazer suas necessidades como para adquirir habilidades maiores.
Como em qualquer área, odesenvolvimento motor não sendo diferente é dividido em partes uma dela é a motricidade humana que tem por sua função da integração de diversas funções motoras, perceptivo motora, psicomotora, neuropsicomotora e neuromotora.
Fátima Alves (2008) relata que a harmonia do desenvolvimento com todos os seus componentes é tão importante quanto à aquisição de tantas performances numa determinada idade. Oimportante não é a criança realizar uma corrida de obstáculos, o mais rápido possível, mas sim desenvolver seu corpo e sua mente de maneira equilibrada. A partir do momento em que certas aquisições, como a linguagem, por exemplo, se desenvolvem rapidamente, os progressos em outras áreas estacionam, é preciso compreender que a criança não pode centrar seus esforços em todos os aspectos ao mesmotempo.
Segundo Guilmain (1981, apud ROSA NETO 2002), considera que os estudos da motricidade empreendidos no começo do século XX se orientaram em quatro direções:
• Elaboração da síndrome da debilidade motriz e busca das relações entre a debilidade motriz e a debilidade intelectual.
• Estudo da evolução das funções motrizes na criança e busca de testes de níveis de desenvolvimento dashabilidades manuais e das aptidões motrizes em função da idade.
• Estudo da lateralidade dominante, dos transtornos perceptivo motores e da busca de suas correlações com as dificuldades de aprendizagem das técnicas escolares de base (leitura, escrita, calculo) em crianças com inteligência lógica normal.
• E por ultimo elaboração de testes motores que permitam a determinação das característicasafetivas motrizes na criança e o estudo das relações existentes entre o comportamento motor de um sujeito e as características fundamentais de seu caráter.
Outra abordagem relacionada ao movimento humano é a psicomotricidade que se define como uma ciência que tem por objeto o estudo do homem através do seu corpo em movimento nas suas relações com seu mundo interno e externo (SPB, 1984, apud Alves...
tracking img