PSICOMOTRICIDADE

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1042 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Capitulo II

Metáfora e pensamento: Considerações sobre a importância do jogo na aquisição do conhecimento e implicações para a educação pré-escolar.

Quem trabalha com educação no Brasil, principalmente com a educação de crianças pequenas, se depara com um problema crucial, o regate do conhecimento estético sensorial expressivo, verbal e não-verbal, a um ensino pseudo racional quedesrespeita a construção do conhecimento e da alfabetização como leitura significativa do mundo.
Acreditamos que é preciso exercitar o jogo simbólico e as linguagens não-verbais, para que a própria linguagem verbal socializada e ideologizada possa transformar-se em verdadeiro instrumento de pensamento.
Buscando romper com a concepção linear e positivista de linguagem, pensamento e conhecimento presentesem nossas escolas, inclusive nos cursos de formação de educador. Uma das tarefas centrais do desenvolvimento nos primeiros anos de vida é a construção dos sistemas de representação tendo papel-chave neste processo a capacidade de jogar com a realidade.
Apontamos a importância do trabalho com o jogo e as linguagens artísticas na formação do educador pré-escolar como caminho para a construção deuma pedagogia da criança.


A metáfora e o símbolo como chaves da natureza do homem

Segundo artigo, de Marina Célia Moraes Dias, "Metáfora e pensamento, Considerações sobre a importância do jogo na aquisição do conhecimento e implicações para a educação pré-escolar", é muito interessante, pois a autora, a partir de uma leitura das grandes dicotomias da educação, consegue, trazendocontribuições da filosofia, da estética e da política, fazer uma contraproposta para a educação infantil através da releitura das possibilidades do jogo. O jogo, nesse texto, vincula-se ao sonho, à imaginação, ao pensamento e ao símbolo. É uma proposta para a educação de crianças (e educadores de crianças) com base no jogo e nas linguagens artísticas. Texto fundamental para leitura e reflexão num momento deproposições pedagógicas para a educação infantil tão baseado na cópia do modelo escolar de 1o grau. A concepção da autora sobre o homem como ser simbólico, que se constrói coletivamente e cuja capacidade de pensar está ligada à capacidade de sonhar, imaginar e jogar com a realidade, é fundamental para propor uma nova "pedagogia da criança". A autora vê o jogar como gênese da "metáfora" humana. Ou,talvez, aquilo que nos torna realmente humanos.


A conquista da dimensão simbólica do pensamento: o jogo como gênese da metáfora

Para Cassirer, a chave para a compreensão da verdadeira natureza do homem é o símbolo. Razão é um termo pouco adequado para abranger as formas da vida cultural do homem em toda a sua riqueza e variedade.
É necessário resgatar o caráter simbólico do homem, quanto àpercepção consciente, que a cada dia está mais reprimida, numa sociedade cuja filosofia é racionalista e reducionista, e que as crianças não têm mais espaço para viver a infância de maneira plena e enriquecedora.
O homem pensa por meio de símbolos construídos pelo ser humano através de relações dialéticas com o mundo cultural, social e físico, o que os diferencia dos animais é que aquele possuiuma imaginação e uma inteligência simbólica que vão além de uma inteligência e imaginação práticas.
A criança precisa de tempo e de espaço para trabalhar a construção do real pelo exercício da fantasia.
A imaginação é um processo psicológico novo para a criança; representa uma forma especificamente humana de atividade consciente que não está presente na consciência das crianças muito pequenas eestá ausente nos animais. Ela surge primeiro em forma de jogo, que é a imaginação em ação. (Vygotsky).
Assim, na criança a imaginação criadora, surge em forma de jogo, instrumento primeiro de pensamento no enfrentamento da realidade.
O imaginário não se confunde com o real, ele é um instrumento para a compreensão e a tomada de consciência do real.
A realização da imaginação material,...
tracking img