Psicomotricidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2024 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ALONGAMENTO NO ESPELHO
Objetivo: Aumento amplitude articular
Duração: 45 minutos
Material: step, colchonete, música calma
Faixa Etária: Todas as idades
Parte Prática:
Seqüência muscular trabalhada:
Serão trabalhados todos os músculos e articulação corporal. Manter a posição em 10 segundos ou mais, manter postura da coluna e respiração controlada. A volta ou troca dos movimentos sãosempre lentos e com a articulação descomprometida para não ocasionar lesões ou rompimentos.

• Começando pelo pescoço, fazer movimento de rotação semi-circular (frente e trás);
• Com o braço esquerdo estendido para o lado e o direito segura a cabeça para o lado, sempre mantendo a postura da coluna, repetir com o outro lado;
• Alongamento do pescoço diagonal;
• Com o braço direito para trásdescer com o braço esquerdo lateral, manter os joelhos semi-flexionados, repetir o movimento como outro lado.
• Sentado no step, com as pernas em posição de borboleta (manter os pés 2 palmos de distância) e relaxar o tronco á frente;
• Estender a perna direita à frente e a esquerda flexionada e aberta lateralmente, relaxar à frente com as mãos no pé estendido. Posicionar em seguida a perna esquerdaem cima da direita (acima do joelho para não forçar), relaxar à frente, sem sair desta posição flexionar a direita e manter a esquerda em cima fazer a rotação do quadril para a direita e apoiar as duas mãos no solo. Repetir tudo com a outra perna.
• Estender as duas pernas à frente e alcançar as duas mãos nos pés; flexionar uma das pernas para trás e deitar até onde conseguir no step sem elevar ojoelho flexionado, repetir com a outra perna. Atenção para não se esquecer de apoiar as mãos no solo antes de voltar o joelho flertido.
• Sentado no colchonete atrás do step, com as pernas afastadas elevar os braços inspirar e ir soltando o ar quando for descer à frente; passando pela frente vai com as duas mãos para lateral em um dos pés; o mesmo procedimento para o outro lado; repete parafrente mais uma vez; voltar a posição deitada, abraçar as duas pernas para relaxar a coluna, em seguida as pernas para um lado e o tronco para o outro com os braços abertos (repetir para outro lado);
• Em pé posicionar na ponta do step o pé direito, perna esquerda semi-flexionada à frente com as mãos apoiadas mantendo a postura da coluna alongar a panturrilha. Repetir com a outra perna.
• Em cimado step estender o corpo todo inspirando e expirando para relaxar;
• Trabalho de respiração com elevação do ombro (inspiração e expiração) 4x.
Observação Final: Aula completa de alongamento de fácil execução que proporcionou momentos tanto de aumento de amplitude como de relaxamento.

SOMOS ETERNAS CRIANÇAS - DANÇA AERÓBICA

Objetivo: divertir enquanto malha;
Duração: 30 min.
Material:sala de ginástica e músicas infantis;
Faixa Etária: livre
Parte Prática:
Aconselho usar as músicas (Ms) do Cd "Xuxa só para baixinhos" pois nela encontramos músicas com vários ritmos. Usaremos a música "Vamo Pular" de Sandy e Junior"
Bem, iniciamos a aula alongando (M:Esticar), logo após faremos uma mistura com as músicas (as coreografias ficam por conta da criatividade ou você encontrará novídeo Xuxa Só Para Baixinhos) e para finalizar, faremos um relaxamento (M:Feche os olhos).
Esta é a seqüência de músicas para uma aula divertida: Vamo Pular, Rampa mão, Dançando com o Tchutchucão, Batatinha bem quentinha, shake, tchubidu, Dois peixinhos, Bate a mão bate o pé, chefinho mandou..

RECREAÇÃO PARA 1ª SÉRIE

Objetivo: lateralidade;
Duração: 45 min.
Material: uma corda, umbambolês, folhas de jornais e quadra.
Faixa Etária: Primeira Série
Parte Prática:
Objetivos específicos:
1. Ampliar sua capacidade de estratégia;
2. Interagir com seu colega de dupla;
3. Melhorar sua capacidade de direção, espaço e sua dominância com ambos os lados.
Aquecimento:
Cada aluno com uma folha de jornal, faz um rabo e coloca presa a sua calça. Todos dispostos pela quadra quem tiver...
tracking img