Psicomotricidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1543 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PENSAMENTO E LINGUAGEM
Através da obra de Vygotsky, os processos que caracterizam o pensamento típico humano, ações conscientes controlados, atenção voluntária, memorização ativa, pensamento abstrato, comportamento intencional, são mediados por sistema simbólico. O desenvolvimento da linguagem e suas relações com o pensamento, ocupa lugar central na obra de Vygotsky.
Mediação Simbólica= Sãoinstrumentos usados pelo ser humano para fazer a mediação entre o homem e a natureza ou o mundo que ele vive. Instrumentos esses utilizados para melhorar a vida, que ajudariam a buscar soluções para resolver problemas.
Vygotsky trabalha com duas funções básicas da linguagem. A principal função é de intercâmbio social, usado para a comunicação com os semelhantes, o homem cria e utiliza sistemas delinguagem. Essa função de comunicação é bem visível no bebê que está começando a falar, não sendo capaz de articular palavras e nem compreender o significado das palavras ditas pelo adulto, consegue comunicar seus desejos e estados emocionais usando gestos, sons e expressões, pela necessidade de comunicação é impulsionado o desenvolvimento da linguagem.
Intercâmbio social= As crianças desde quenascem, estão em contato direto com os adultos e é natural para as crianças esse relacionamento para assim viverem sua cultura. Sendo uma forma de aprendizagem de sua linguagem, e de sua cultura.
Entretanto a comunicação para ser possível a outros indivíduos na sua forma mais sofisticada, não basta, que a pessoa se manifeste como o bebê que consegue comunicar seus desejos e emoções, atravésde gestos, sons e expressões, ou para manifestar desconforto e prazer. Sendo necessário o uso de signos, que vem a ser ações sobre o psiquismo das pessoas, que traduzem ideias, sentimentos, vontades e pensamentos de forma bastante precisa, sabendo que a experiência de cada um é muito particular e a experiência deve ser extremamente simples e generalizada, para ser traduzido em signos podendoassim ser transmitidos aos outros.
A palavra cachorro tem um significado preciso pelos usuários da língua portuguesa, é concreto, sendo conhecida ou não pelo indivíduo, mesmo que ele tenha medo de cachorro, a palavra cachorro é real e será compreendida por outras pessoas, mesmo a experiência concreta, sendo diferente de quem usou a palavra. Através desse fenômeno é gerada a segunda função dalinguagem, a de pensamento generalizante.
Pensamento generalizante= A palavra cachorro ou qualquer outra palavra é comum a todos, é simplificada, de fácil entendimento, conhecendo ou não, tendo medo ou não.
O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO E DA LINGUAGEM
O pensamento e a linguagem têm origens diferentes e desenvolvem trajetórias diferentes e independentes, antes que ocorra a estreita ligação entreesses dois fenômenos. Vygotsky trabalha com o desenvolvimento humano e o desenvolvimento do indivíduo humano, buscando compreender a origem e a trajetória desses dois fenômenos. Ao buscar entender a história da espécie humana, Vygotsky encontrou, nos estudos feitos com primatas superiores, principalmente com chimpanzés, formas de funcionamento intelectual e formas de utilização de linguagemque poderiam ser tomadas como precursoras do pensamento e da linguagem.
Os animais, assim como as crianças são capazes de utilizar instrumentos ou ferramentas para resolver determinados problemas. Que seria um comportamento que se revela uma “inteligência prática”, buscando solução de problemas no ambiente para a obtenção de determinados fins . Esse funcionamento intelectual é independente dalinguagem, definindo a fase pré-verbal do desenvolvimento do pensamento. Utilizando-se também de uma linguagem própria, emitindo sons, gestos e expressões faciais com a função emocional. Num determinado momento do desenvolvimento filogenético, essas duas trajetórias se unem e o pensamento que era pré-verbal torna-se pensamento verbal e a linguagem racional. A associação entre pensamento e linguagem...
tracking img