Psicomotricidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1007 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FALC - FACULDADE ALDEIA DE CARAPICUÍBA


CURSO DE APERFEIÇOAMENTO
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO








Habilidades psicomotoras e sua relação com a escrita







Fabiana Cecílio


















Pólo: Tatuí/SP
2011
FALC - FACULDADE ALDEIA DE CARAPICUÍBA

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO











Habilidadespsicomotoras e sua relação com a escrita


























Pólo: Tatuí/SP
2011
Introdução

Ao ingressar na escola, a criança sofre um considerável impacto físico-mental, pois, até então, sua vida era exclusivamente dedicada aos brinquedos e ao ambiente familiar.
Porém mesmo assim, desde o ventre de sua mãe, o bebê já vivencia o toque, o movimento, vaidescobrindo sua mãozinha, seu pezinho e as inúmeras sensações de seu desenvolvimento intrauterino.
Na idade escolar todos os estímulos estão envolvidos com o processo de alfabetização, principalmente na apropriação da linguagem escrita.
A evolução da leitura e da escrita, tendência natural, expressiva e criativa da criança, pode ser facilitada pelo educador por meio de atividades lúdicas comoapoio ao processo de aquisição da linguagem escrita e falada. Jogar e brincar são atividades que, bem orientadas certamente, contribuirão no desenvolvimento da psicomotricidade no contexto do processo escolar.
Desenvolvimento

A escola deve facilitar a aprendizagem utilizando-se de atividades lúdicas que criem um ambiente alfabetizador para favorecer o processo de aquisição de autonomiade aprendizagem. Para tanto, o saber escolar deve ser valorizado socialmente e a alfabetização deve ser um processo dinâmico e criativo através de jogos, brinquedos, brincadeiras e musicalidade.
Com a utilização desses recursos pedagógicos, o professor poderá utilizar-se, por exemplo, de jogos e brincadeiras em atividades de leitura ou escrita em matemática e outros conteúdos, devendo, noentanto, saber usar os recursos no momento oportuno, uma vez que as crianças desenvolvam o seu raciocínio e construam o seu conhecimento de forma descontraída. As atividades lúdicas têm o poder sobre a criança de facilitar tanto o progresso de sua personalidade integral, como o progresso de cada uma de suas funções psicológicas, intelectuais e morais.
A escola deve partir de exercícios ebrincadeiras simples para incentivar a motricidade e

as habilidades normais da criança em um período de adaptação para, depois, gradativamente complicá-los um pouco possibilitando um melhor aproveitamento geral.


Com as atividades lúdicas, espera-se que a criança desenvolva a coordenação motora, a atenção, o movimento ritmado, conhecimento quanto à posição do corpo, direção a seguir eoutros; participando do desenvolvimento em seus aspectos biopsicológicos e sociais; desenvolva livremente a expressão corporal que favorece a criatividade, adquira hábitos de práticas recreativas para serem empregados adequadamente nas horas de lazer, adquira hábitos de boa atividade corporal, seja estimulada em suas funções orgânicas, visando ao equilíbrio da saúde dinâmica e desenvolva o espíritode iniciativa, tornando-se capaz de resolver eficazmente situações imprevistas. Os exercícios psicomotores são uma das aprendizagens escolares básicas porque são determinantes para a aprendizagem da escrita e da leitura.

Estudos mostram que muitas das dificuldades em escrita podem ser prevenidas por meio de atividades motoras, assim sendo podemos afirmar que, por meio de jogos podemoscontribuir na melhora do desempenho em escrita nas séries iniciais da alfabetização.  Os exercícios psicomotores devem ser uma das aprendizagens escolares básicas, pois são determinantes na aprendizagem da escrita. Isso significa que o jogo e o brinquedo atuam na prevenção das dificuldades advindas do desenvolvimento inadequado do corpo, sendo, portanto, um valioso instrumento nas escolas quando...
tracking img