Psicomotricidade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2315 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
“A MOTRICIDADE HUMANA NO ENSINO FUNDAMENTAL”*
LUIZ GONÇALVES JUNIOR

Inicialmente, quero esclarecer que tal fala propõe reflexão e decisão nossa, de educadores e educadoras, em buscarmos trabalhar de modo dialogado, estimulando os educandos e educandas a compartilharem a palavra conosco e entre eles. Entendo que nós, educadores e educadoras, devemos estimular a curiosidade, aparticipação e a autonomia dos educandos e educandas, voltando-nos a construção do plano de ensino e das aulas de maneira compartilhada com a comunidade escolar (mães e pais ou responsáveis, educandos/as, educadores/as de diferentes componentes curriculares, diretores/as, coordenadores/as pedagógicos, merendeiras, zeladores/as, enfim, de todos/as envolvidos/as) de maneira compromissada e respeitosa eao mesmo tempo descontraída e alegre.
Compreendemos tal compartilhar como fundamental para o desenvolvimento de cada um e do grupo, nos possibilitando o contínuo vir a ser, já que somos seres incompletos e inconclusos, que nos fazemos e refazemos no mundo no diálogo com os outros, conforme nos apontam Freire (2005a, 2005b), Merleau-Ponty (1996) e Sérgio (1999).
Como educadores eeducadoras, devemos ter esperança de que podemos ensinar e produzir em conjunto, na perspectiva de “trocar o falar para pelo falar com” (FREIRE, 2005b, p.28) aos nossos(as) educandos(as), para superar e resistir aos obstáculos com perseverança e alegria.
Compreendo o ser humano como ser integral e dotado da possibilidade de transcendência (de ser mais), assim, prefiro não me reportar a idéiafragmentada passada pela expressão “educação física” proposta pelo médico e filósofo inglês iluminista John Locke (16321704), ao propor a educação intelectual, moral e física, com óbvia visão dualista, pois para ele, apenas após a séria ocupação do estudo é que o sujeito deveria entregar-se a exercícios que relaxassem o corpo e confirmassem a saúde e a força3, reafirmando a divisão do ser em corpo emente cartesiana.
Deste modo, recorro à expressão Motricidade Humana, conforme a proposição de Sérgio (1999): como o “movimento intencional da transcendência, ou seja, o movimento de significação mais profunda” (p.17) na qual o essencial “é a experiência originária, donde emerge também a história das condutas motoras do sujeito, dado que não há experiência vivida sem a ter subjetividade quea práxis supõe.” (p.17-18).
De acordo com Merleau-Ponty (1996): ...a consciência projeta-se em um mundo físico e tem um corpo, assim como ela se projeta em um mundo cultural e tem hábitos: porque ela só pode ser consciência jogando com significações dadas no passado absoluto da natureza ou em seu passado pessoal (...). Enfim, esses esclarecimentos nos permitem compreender sem equívoco amotricidade enquanto intencionalidade original. (...) O movimento não é o pensamento de um movimento, e o espaço corporal não é um espaço pensado ou representado. (...) a motricidade não é como uma serva da consciência, que transporta o corpo ao ponto do espaço que nós previamente nos representamos. Para que possamos mover nosso corpo em direção a um objeto, primeiramente é preciso que o objetoexista para ele. (p.192,193). Além de que, “a motricidade humana significa que o ser humano é fundamentalmente relação com o Outro, com o Mundo, com o Absoluto” (SÉRGIO, 1994, p.71).
Nesse sentido pretendo, ao longo desse texto, apresentar algumas idéias acerca de uma possibilidade de trabalho na Educação Física Escolar (ou Educação Motora), tendo como suporte a fenomenologia existencial deMerleau-Ponty, a pedagogia dialógica de Paulo Freire, e a ciência da motricidade humana de Manuel Sérgio.

A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Ressalto que a palavra escola tem sua origem do latim schola, derivado do grego scholé, com o significado de lugar no qual se desenvolve educação, do latim educare, possuindo o sentido de cultivar, extrair de dentro de si mesmo (GONÇALVES JUNIOR,...
tracking img