Psicomotricidade e desenvolvimento

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1249 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PSICOMOTRICIDADE E
DESENVOLVIMENTO

A Psicomotricidade é a capacidade de se relacionar através da ação, como um meio de tomada de consciência que une o ser corpo, o ser mente, o ser espírito, o ser natureza e o ser sociedade.
Está associada à afetividade e à personalidade, porque o indivíduo usa seu corpo para demonstrar o que sente. Colabora de forma expressiva para a formação eestruturação do esquema corporal. Seu objetivo principal é incentivar a prática do movimento em todas as etapas da vida de uma criança.
A abordagem Psicomotora irá permitir a compreensão da forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio desse corpo, localizando-se no tempo e no espaço. Na Educação Infantil, a criança busca experiências em seu próprio corpo,formando conceitos e organizando o esquema corporal.
O movimento humano é construído em função de um objetivo. A partir de uma intenção como expressividade íntima, o movimento transforma-se em comportamento significante. É necessário que toda criança passe por todas as etapas em seu desenvolvimento.
Conforme Deyse (2004) “O bebê desde o nascimento, entra em relação afetiva com seus pais e vaifazendo a descoberta das suas capacidades motoras, sensoriais e intelectuais, construindo aos poucos sua identidade.”
A partir disso o trabalho da educação psicomotora com as crianças deve prever então a formação de base indispensável em seu desenvolvimento motor, afetivo e psicológico, dando oportunidade para que por meio de jogos, de atividades lúdicas, se conscientize sobre seu corpo.Segundo Maluf (2003) “Quando brincamos exercitamos nossas potencialidades provocam o funcionamento do pensamento, adquirimos conhecimento sem estresse ou medo, desenvolvemos a sociabilidade, cultivamos a sensibilidade, nos desenvolvemos intelectualmente, socialmente e emocionalmente.”
Por meio da recreação, a criança desenvolve suas aptidões perceptivas como meio de ajustamento do comportamentopsicomotor. Para que a criança desenvolva o controle mental de sua expressão motora, a recreação deve realizar atividades considerando seus níveis de maturação biológica.
A recreação dirigida proporciona a aprendizagem das crianças em várias atividades esportivas que ajudam na conservação da saúde física, mental e no equilíbrio sócio-afetivo. Segundo Barreto (2000), “O desenvolvimento psicomotor é desuma importância na prevenção de problemas da aprendizagem e na reeducação do tônus, da postura, da lateralidade e do ritmo”.
A educação da criança deve evidenciar a relação através do movimento de seu próprio corpo, levando em consideração sua idade, a cultura corporal e os seus interesses.
A educação psicomotora para ser trabalhada necessita que sejam utilizadas as funções motoras,perceptivas, afetivas e sócio-motoras, pois assim a criança explora o ambiente, passa por experiências concretas, indispensáveis ao seu desenvolvimento intelectual, e é capaz de tomar consciência de si mesma e do mundo que a cerca.

Por meio das atividades, as crianças, além de se divertirem, criam, interpretam e se relacionam com o mundo em que vivem. Por isso, cada vez mais os educadores recomendamque os jogos e as brincadeiras ocupem um lugar de destaque no programa escolar desde a Educação Infantil
De acordo com Dayse (2004) “A aprendizagem não é apenas habilidade em leitura, escrita, conhecimentos gerais (...) Ela envolve o uso e o desenvolvimento de todos os poderes, capacidades, potencialidades do homem, tanto físicas, quanto mentais e afetivas.”
A psicomotricidade proporciona otrabalho com o corpo de forma educativa, reeducativa e terapêutica, proporcionando autoconhecimento tornando as ações mais reflexivas uma vez que se vê o ser de forma integra. Por isso é de suma importância a sua inserção no processo de desenvolvimento das crianças.
















INTRODUÇÃO


O presente trabalho fala sobre a psicomotricidade e sua ligação com o processo...
tracking img