Psicomotricidade: Vorpo, Ação e Emoção

2677 palavras 11 páginas
TEMA: PSICOMOTRICIDADE: CORPO, AÇÃO E EMOÇÃO
- 1º Capítulo -

Niterói, outubro 2010
Psicomotricidade: corpo, ação e emoção
Capítulo I

Pisicomotricidade e desenvolvimento infantil

É de suma importância salientar que o movimento é a primeira manifestação na vida do ser humano, pois desde a gestação realizamos movimentos com o nosso corpo, no qual vão se estruturando e exercendo enormes influências no comportamento.
Os movimentos expressam o que sentimos em nossos pensamentos e atitudes que muitas vezes estão arquivadas em nosso inconsciente.
Através da ação sobre o meio físico com o meio social e da interação como ambiente social, é que se tem o desenvolvimento e a aprendizagem do ser humano.
O professor deve estar sempre atento às etapas do desenvolvimento do aluno, colocando-se na posição de facilitador da aprendizagem e colocando o seu trabalho no respeito mútuo, na confiança e no afeto. Ele deverá estabelecer com seus alunos uma relação de ajuda, atento para as atitudes de quem ajuda e para a percepção de quem é ajudado.
O movimento, assim como o exercício, é de fundamental importância ao desenvolvimento físico, intelectual e emocional da criança.
Diante disso, percebe-se a importância do trabalho da psicomotricidade no processo de ensino-aprendizagem, pois a mesma está intimamente ligada aos aspectos afetivos com a motricidade e com o cognitivo. Está presente nos movimentos mais simples e naturais, e ao conhecer seus mecanismos podemos ajudar nossos filhos e alunos a terem uma vida melhor, com confiança e aumento da auto-estima.

Desenvolvimento da criança

A necessidade de proporcionar à criança desde cedo, vivências que lhes permitam ter um desenvolvimento físico, intelectual e emocional mais harmonioso, fazer exercícios que fortaleçam os músculos e os ossos, estimulando a respiração e a circulação sanguínea é muito importante na infância.
Cada criança é única, tem suas

Relacionados