Psicomotricidade relacional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 27 (6572 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
CENTRO INTERNACIONAL DE ANÁLISE RELACIONAL
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL

















TURMAXIV
2012
Curitiba /Paraná
CENTRO INTERNACIONAL DE ANÁLISE RELACIONAL
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOMOTRICIDADE RELACIONAL






LILIAN JURASKI DA LUZ



Considerar o movimento corporal humano no “setting” da Psicomotricidade Relacional como o facilitador dodesenvolvimento integral da criança.

CURITIBA/PARANÁ
2012

LILIAN JURASKI DA LUZ

Considerar o movimento corporal humano no “setting” da Psicomotricidade Relacional como o facilitador do desenvolvimento integral da criança.

Trabalho de Conclusão de Curso Pós Graduação apresentado como requisito, para obtenção de título de Psicomotricista Relacional – , sob orientação da Professora:LuciAne Moro.

CURITIBA /PARANÁ
2012

Dedico este trabalho de maneira especial ao meu marido Juvenal Osvaldo Pereira Butron, meus pais Trajano da Luz e Lucia Juraski da Luz e a toda minha família, que me apoiaram em todos os momentos, a vocês minha eterna gratidão.

AGRADECIMENTOS

Agradeço a Deus a minha vida.
Em especial agradeço a Professora Luci Ane Moro, cujos ensinamentos e dedicaçãoforam imprescindíveis para a elaboração deste trabalho, pela sua postura docente singular, por compartilhar sem restrições seus conhecimentos de Psicomotricista Relacional e por ter instigado em mim o desejo de investigar o Corpo, pelo viés da Psicomotricidade Relacional, um desafio para mim.
Agradeço ao professor Ms. Leopoldo Vieira e aos demais professores que fizeram parte da minha caminhadaacadêmica.
Aos meus amigos da turma 14, obrigado pelo carinho e companheirismo.
E finalmente a minha grande amiga Karina Ferneda, pessoa que gentilmente deu a oportunidade de me “levar” a conhecer a Psicomotricidade Relacional, a ela minha eterna gratidão.

1.INTRODUÇÃO

1.1 APRESENTAÇÃO

Atualmente a Psicomotricidade Relacional, tem conquistado espaço, nos mais diferentes âmbitos dasociedade. Contudo neste trabalho, dar-se-á ênfase a ao seu papel preventivo no ambiente escolar.
Este caráter preventivo facilitará a processo de aprendizagem, uma vez que a criança menos agitada, agressiva, desvalorizada e abalada emocionalmente, conseguira de forma mais autônoma se expressar e assim aprender de forma menos complexa.
Afinal, o trabalho da Psicomotricidade Relacional comcrianças visa diminuir os obstáculos psicossociais, psicoafetivos e permitir a facilidade para aprender, superando seus bloqueios e ampliando suas possibilidades de aprendizagem.

1.2 PROBLEMA

* Como o movimento corporal humano no “setting” da Psicomotricidade Relacional pode ser facilitador do desenvolvimento integral da criança?

1.3 JUSTIFICATIVA

O presente trabalho temcomo objetivo principal, considerar o movimento corporal humano no “setting” da Psicomotricidade Relacional como o facilitador do desenvolvimento integral da criança.
Para tanto primeiramente será destacada a Psicomotricidade Relacional como ferramenta eficaz no processo de desenvolvimento psicomotor, afetivo, cognitivo, social e relacional do ser humano.
Na seqüência, enfatizar-se-á o corpocomo elemento primordial no trabalho da Psicomotricidade Relacional. Além disso, se faz necessário Conhecer a psicanálise a fim de utilizá-la como pré requisito para análise nas sessões de Psicomotricidade Relacional.
Ainda será Ressaltado o papel mediador do objeto, em Psicomotricidade Relacional, pois o mesmo tem papel fundamental no setting , uma vez que ele representa as emoções da criança,...
tracking img