Psicomotricidade na terceira idade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Historicamente, o termo Psicomotricidade aparece a partir do discurso mais precisamente neurológico quando foi necessário no inicio do século XIX nomear as zonas do córtex cerebral situadas mais alem das regiões motoras.
Aleksandr Luria, neuropsicologo russo, traduziu o funcionamento cerebral em sistemas funcionais e os dividiu em unidades funcionais ou neuroblocos. Cada unidade funcionaldesempenha uma função específica na realização das ações, porém, elas são indissociáveis no processo funcional cerebral, ou seja, uma depende da maturação da outra para organizar e integrar novas aprendizagens.
Diversos autores e estudiosos da Psicomotricidade apontam definições a respeito dessa ciência.
Segundo Defontaine, a Psicomotricidade é um caminho, é o desejo de fazer, de querer fazer; osaber fazer e o poder fazer, ele declara que só poderemos entender a Psicomotricidade através de uma triangulação corpo, espaço e tempo. Defontaine define os dois componentes da palavra: psico significando os elementos do espírito sensitivo e motricidade traduzindo-se pelo movimento, pela mudança no espaço em função do tempo e em relação ao sistema de referencia.
A Sociedade Brasileira dePsicomotricidade cita: “É a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo. Está relacionada ao processo de maturação, onde o corpo é a origem das aquisições cognitivas, afetivas e orgânicas. É sustentada por três conhecimentos básicos: o movimento, o intelecto e o afeto. Psicomotricidade, portanto, é um termo empregado parauma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pelo sujeito cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização.”
Segundo Julian de Ajuriaguerra, a psicomotricidade é a ciência que estuda o individuo por meio de seu movimento que exprime aspectos motores, afetivos e cognitivos, resultados da relação do sujeito com seu meiosocial.
Tendo em vista as definições expostas acima, entende-se a Psicomotricidade como uma ciência que busca enxergar o ser humano em sua totalidade, nunca separando o corpo, a mente e afetividade.
Nesse sentido, a Psicomotricidade, por meio da ação motora estabelece uma relação com o equilibrio, possibilitando ao individuo a capacidade de ser e agir num contexto biopsicossocial.
Após uma brevenarrativa da história e do desenvolvimento da Psicomotricidade, constatamos através do discurso de diversos autores e instituições, que não há um conceito e definição única. Existem olhares plurais o que não quer dizer, que tais discursos não podem divergir, pelo contrário, tais discursos são pautados em pressuspostos comuns.

Bases Psicomotoras

A função motora, o desenvolvimentointelectual e o desenvolvimento afetivo estão inteiramente ligados: a Psicomotricidade quer juntamente destacar a relação existente entre a motricidade, a mente e a afetividade, e ainda facilitar a abordagem global por meio de uma técnica.
Algumas competências que são trabalhadas dentro dos processos desta ciência são conhecidas como bases Psicomotoras.


Elementos básicos daPsicomotricidade:


1) Esquema corporal: é o elemento básico indispensável para a formação da personalidade da pessoa, é a representação relativamente global, cientifica e diferenciada que se tem se seu próprio corpo, onde o prazer, a dor, a sensação e a percepção sempre irão acontecer com todos, no entanto a intensidade de cada um destes aspectos vai depender de questões ora orgânicas, ora sociais emuitas vezes emocionais pelas quais todos nós nos constituímos.


2) Lateralidade: durante o desenvolvimento motor, naturalmente se define uma dominância lateral, que definirá um lado predominante. A lateralidade corresponde a dados neurológicos, mas também, é influenciados por certos hábitos sociais. A capacidade do ser humano poder olhar e agir para todas as direções, com equilíbrio, com...
tracking img