Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (482 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1 - O senso comum é um saber que está presente em todas as sociedades e em todos os indivíduos (todos são dotados de senso comum). Mas o senso comum é plural, variando de sociedade para sociedade emodificando-se com o decorrer dos tempos. O senso comum, enquanto princípio de sociabilidade, constitui o acordo mínimo exigível para que qualquer sociedade funcione como tal; ele assegura a coesãoindispensável para que se possa falar de comunidade e de vida coletiva.

2 - A arte de sentir o todo no ponto de vista filosófico é a capacidade de sentir uma situação em sua totalidade, para orientara tomada de decisões. Essa idéia se aproxima da denomina “habilidade conceitual”, habilidade essencial para o administrador, principalmente nos níveis de alta direção.

3 - Definição de mais valiasegundo Marx nada mais é que a forma como o capitalista explora o trabalhador, e segundo Marx as diferenças entre mais valia Absoluta e mais valia Relativa são as seguintes:
Marx chama a atenção parao fato de que os capitalistas, uma vez pago o salário de mercado pelo uso da força de trabalho, podem lançar mão de duas estratégias para ampliar sua taxa de lucro: mais-valia absoluta – Ocapitalista estende a duração da jornada de trabalho mantendo o salário constante, assim o trabalhador produz mais, gerando um lucro maior ao capitalista. Mais-valia relativa – o Capitalista amplia aprodutividade física do trabalho pela via da mecanização ou tecnologia com isso o trabalhador produz mais o salário continua o mesmo e o lucro do capitalista aumenta ainda mais do que na mais valia absoluta.4- Segundo Marx as mudanças históricas são o resultado de que as mudanças nos modos como os seres humanos adquirem seus meios de sobrevivência, isto é mudanças nas condições materiais de suaexistência. Essas condições materiais de existência definem as idéias, a filosofia, a arte ou a religião de cada época da história da humanidade, portanto não são suas idéias, mas o modo como cada época...
tracking img