Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1164 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Behaviorismo
Iniciou-se em 1913 com o manifesto denominado “Psicologia: como os behavioristas a veem”, escrito por John B. Watson.
Watson foi o grande porta-voz do behaviorismo, porém houve dois grandes pesquisadores que deram os primeiros passos nessa abordagem. Foram eles: o americano E. L. Thorndike (1974-1949) e o russo Ivan Pavlov (1849-1936).
O Behaviorismo defende que a psicologianão deveria estudar os processos internos da mente, mas sim o que é visível e que pode ser observado, ou seja, o comportamento. Watson acreditava ser possível prever e controlar a conduta humana com base no estudo do meio em que o indivíduo vive e com base na teoria do condicionamento (Pavlov).
O sentido do Behaviorismo foi sendo modificado com o passar do tempo e hoje já não se entende ocomportamento como uma ação isolada do sujeito, mas sim como uma interação entre o ambiente (onde o “fazer” acontece) e o sujeito (aquele que “faz”), levando o Behaviorismo a se dedicar ao estudo das interações entre o sujeito e o ambiente e as ações desse sujeito (suas respostas) e o ambiente (os estímulos).
Depois de Watson, o mais importante behaviorista foi B. F. Skinner. Sua linha de estudo ficouconhecida como Behaviorismo Radical, criado na década de 40. Era radicalmente as causas internas (mentais) para explicar a conduta humana e negou também a realidade e a atuação dos elementos do conhecimento.
Watson não ignorava totalmente os processos mentais de ser humano, mas defendia que o ambiente à volta era uma forma de explicar o comportamento (ambiente e estímulos). Já Skinner era muitomais radical, pois se recusava a crer na existência de outras variáveis. Acreditava que o indivíduo é um ser único e não constituído de corpo e mente.

Gestalt

Esta teoria surgiu no início do séc. XX (entre 1930 e 1940). Considera-se que Von Ehrenfels, filósofo vienense, foi o precursor da psicologia de Gestalt, porém também teve como expoentes máximos: Max Wertheimer, Wolfgang Kôhler, KurtKoffka e Kurt Goldstein.
A doutrina traz a concepção de que não se pode conhecer o todo através das partes e sim as partes por meio do conjunto. Diz que o que acontece no cérebro não é idêntico ao que acontece na visão. O todo é diferente da soma das partes. Suas leis básicas são: proximidade, continuidade, pregnância, fechamento, unidade, segregação e semelhança.
Fritz Perls desenvolveu umaforma de psicoterapia com base em uma orientação gestáltica. Ele diz que o desenvolvimento psicológico e biológico do ser se processa de acordo com as tendências inatas desse ser, que tentam adaptá-lo harmoniosamente ao ambiente. A prática psicoterapêutica é, normalmente, realizada em grupo e ao longo das suas sessões destaca-se a realização de um conjunto de exercício que trabalham as áreassensoriais e motoras do nosso corpo e  de relaxamento. Estes exercícios pretendem, principalmente, que os indivíduos descubram novas forças existentes em si, para poderem ultrapassar as suas dificuldades.
A Gestalt prega que o mundo visual é tão complexo que o cérebro humano desenvolveu estratégias para lidar com tal confusão.

Psicanálise

O início da psicanálise se deu por volta 1882 com Freud,médico recém-formado.
Sigmund Freud, procurava um tratamento efetivo para pacientes com sintomas neuróticos. Ele acreditava que os problemas se originavam quando não havia uma aceitação cultural, gerando assim uma repressão dos desejos e estes eram levados ao inconsciente. Notou também que muitos desses desejos se tratavam de fantasias de natureza sexual. As aspirações, angústias, sonhos,fantasias e também todas as experiências vividas são alvo de interesse da psicanálise.
Por meio do contato com esses dados armazenados no inconsciente, o indivíduo poderia encontrar respostas para seus desequilíbrios e resolver questões de conflito.
O método de interpretar os pacientes e buscar a cura de enfermidades físicas e mentais através de um diálogo sistemático/metodológico com os pacientes...
tracking img