Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (694 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
NORMA  CULTA
 
E
 
LÍNGUA COLOQUIAL
 
Este trabalho nos mostra as variações linguísticas e níveis da linguagem sejam condicionados pelas circunstâncias, tanto a língua falada quanto à escritacompõe sua finalidade que é a comunicação.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Pag.1
 
LÍNGUA CULTA (Formal)
 
Os critérios que determinam a norma (padrões de uso) de uma língua se estabelecem pelaação da escola e dos meios de comunicação. Esses dois instrumentos sociais levam os falantes de um idioma a aceitar como “certo” o modo de falar da camada da população que em virtude de sua situaçãosocial privilegiada tem maior prestígio na sociedade. Essa é chamada de Língua Culta. Usualmente é falada e escrita em situações mais formais pelas pessoas de maior escolaridade: Os documentos oficiais(leis, sentenças judiciais, etc).
Os livros e relatórios científicos, os contratos, as cartas comerciais. São exemplos de texto escrito nessa variedade linguística.
 
 
 
 
 
Pag. 2
Escreverconforme a Norma Culta
 
Que não representa uma camisa-de-força, mas um tesouro das formas de expressão mais bem cultivadas da língua é um requisito para qualquer profissional de nível universitário.      O domínio eficiente da língua em seus variados registros e em suas inesgotáveis possibilidade de variação. É uma das condições para o bom desempenho profissional e social.
Exemplo: Quando aImprensa falada ou escrita passa a notícia ou informação para população é obrigatório usar a Norma Culta Formal. Exemplo: notícia do tempo “Hoje a tarde será ensolarada.”.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Pag. 3LÍNGUA COLOQUIAL (Oral)
 
      A língua Coloquial por outro lado é uma variante mais espontânea, utilizadas nas relações formais entre os falantes. É a língua do cotidiano sem preocupações com asregras rígidas da gramática normativas. Outras características da Língua Coloquial é o uso constante de expressões populares, frases feitas, gírias etc.
      Às vezes ao nos comunicarmos...
tracking img