Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3426 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA



ADRIANA CRISTINA JACOBINA RA 350667

CAMILA MACHADO DA SILVA RA 386578

DIEGO DA SILVA ANTUNES RA 374139

ENILDA GOMES DE OLIVEIRA RA 384434

ROSELI SILVA DE ARAUJO RA 382890

THAISA DAIANE SILVA RA 384383ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA

LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO

























CAMPO GRANDE-MS

JUNHO 2012

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTANCIA



ADRIANA CRISTINA JACOBINA RA 350667

CAMILA MACHADO DA SILVA RA 386578

DIEGO DA SILVA ANTUNES RA 374139

ENILDA GOMES DE OLIVEIRA RA 384434ROSELI SILVA DE ARAUJO RA 382890

THAISA DAIANE SILVA RA 384383



ATIVIDADE PRATICA SUPERVISIONADA

LEITURA E OS SENTIDOS DO TEXTO





Trabalho referente às Atividades Práticas
Supervisionadas, do 2º Bimestre de Serviço
Social, disciplina Leitura e Produção de
Textos, da Universidade Anhanguera
Uniderp – Centrode Educação a Distância
Pólo Padrão/MS. Sob orientação do Professor
Luiz Roberto Wagner














CAMPO GRANDE-MS

JUNHO 2012

ETAPA 1

PASSO 1

CONCEPÇÃO DE LEITURA

De acordo com Adam e Starr (apud COLOMER, 2002, p.29): entende-se por leitura a capacidade de entender um texto escrito O significado de um texto não está na soma de significados das palavras queo compõem, nem coincide somente com o que se chama de significado literal do texto. Portanto, durante a leitura de uma mensagem escrita, o leitor deve raciocinar e inferir de forma contínua, captando significados que não aparecem diretamente no texto.

ESTRATÉGIAS DE LEITURA

As estratégias de leitura dizem a respeito as formas utilizadas pelo leitor para facilitar a compreensão dosdados informativos de um texto, Assim os procedimentos adotados por cada se diferenciam, uma vez que nem todos assimilam conhecimentos da mesma forma. Algumas pessoas encontram dificuldades em ler, pois acham cansativa, monotomo e difícil. Isso ocorre porque nas maiorias das vezes, o indivíduo ainda não encontro um meio estratégicos para promover sua leitura de maneira pratica.

Então, vejaalgumas táticas de leitura que podem despertar interesse a ser um incentivo. Leitura em voz alta- Enquanto lê em voz alta, a concentração e facilitada, já a leitura silenciosa pode sofrer interferência de pensamentos alheios ao assunto tratado no texto.

Exposição de pensamentos- é quando o leitor expõe, verbaliza o que esta pensando a respeito do que lê . Esta prática desperta o interesse dapessoa por aquela leitura sem que perceba,identificação dos fatores chaves- o leitor identifica os elementos mais importantes da narrativa os verbos, as personagens, as características e qualidades principais. Qual o objetivo do texto? E para qual tipo de leitor? Qual posicionamento do autor:

A favor ou contra? Perguntas como esta são feitas e respondidas pelo próprio leitor depois deanalisadas novamente no texto.

Representação visual dos acontecimentos á medida que lê, o individuo faz

Reprodução mentais acerca os fatos. Dessa forma, o conteúdo é internalizados através das imagens obtidas através da leitura.Antecipação das informações- diz a respeito ao conhecimento prévio que leitor possui a respeito do que lê. Assim enquanto faz leitura vai se lembrando doque já sabe sobre o tema abordado e presumindo o que virá a seguir. Este método causa tranquilidade e conforto.







LEITURA E PRODUÇÃO DE SENTIDO

Muitas pessoas sentem dificuldades ao escrever um texto, pois todas escrita exige certos detalhes que sempre devemos estar atentos. Mas essa dificuldades não existe, pois no momento é que vamos descobrindo os passos concretos para a...
tracking img