Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1011 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
O texto trata de algumas considerações teóricas a respeito da avaliação da aprendizagem e da docência, para que possamos executa-lás na nossa vida profissional.

Luckesi, (2000, p. 28) “Importa estarmos cientes de que a avaliação educacional, em geral, e a avaliação de aprendizagem escolar, em particular, são meios e não fins em si mesmas, estando assim delimitadas pela teoria e prática que ascircunstancializam. Desse modo, entendemos que a avaliação não se da num vazio conceitual, mas sim dimensionada por um modelo teórico de mundo e de educação, traduzido em prática pedagógica”.

O autor deixa assim claro que a avaliação não pode ser feita de maneira medida (calculada), atribuindo apenas valores numéricos, mas que ela consiga atingir valores significativos á sociedade buscandoatender os interesses de toda população bem como construir um significado de coletividade, fazendo com que o aluno interaja com a matéria de forma envolvente.

Sobre o processo educativo e o aluno Hoffmann (2002, p. 68) esclarece:

“O processo avaliativo não deve estar centrado no entendimento pelo aluno das noções em estudo, ou no entendimento de todos em tempos equivalentes.
Essencialmente,por que não há paradas ou retrocessos nos caminhos da aprendizagem. Todos os aprendizes estarão sempre, evoluindo, mas em diferentes ritimos e por caminhos singulares e únicos. O olhar do professor precisará abranger a diversidade de traçados, provocando-os a prosseguir em frente”.

Cabendo então ao professor exigir de si o cuidado em lidar com os diferentes modos de entendimento do aluno,fazendo com que o mesmo desperte o interesse pelo conhecimento e assuma um compromisso pedagógico.

Paradigma da Avaliação Emancipatória

“A avaliação emancipatária caracteriza- se como um processo de descrição, analise e critica de uma realidade, visando transforma-la. Destina-se á avaliação de programas educacionais ou sociais. Ela está situada numa vertente político- pedagógica cujo o interesseprimordial é emancipador, ou seja, libertador visando provocar a critica, de modo a libertar o sujeito de condicionamentos deterministas. O compromisso principal desta avaliação é o de fazer com que as pessoas direta ou indiretamente envolvidas em uma ação educacional escrevam a sua “própria história” e gerem sua próprias alternativas de ação. (Saul, 2000, p. 61)

Assim a avaliaçãoemancipatória, tem por objetivo fazer com que o aluno aprenda a desenvolver o senso critico e democrático, levando o aluno a tirar suas próprias conclusões livre de verdades autoritárias (da Educação Bancária) e desconectando o professor das práticas tradicionais, construindo assim o seu próprio conhecimento.

“Avaliação Mediadora” seu significado na intervenção do professor e aluno.

“O significadoprimeiro e essencial da ação avaliativa mediadora é o prestar muita atenção nas crianças, nos jovens, eu diria “pegar no pé” desse aluno meso insistindo em conhece- ló melhor, em entender suas falas, seus argumentos, teimando em conversar com ele em todos os momentos, ouvindo todas as suas perguntas, fazendo- lhes novas desafiadoras questões, “implicantes”, até, na busca de alternativas para uma açãoeducativa voltada para a autonomia mora e intelectual”.

(HOFFMANN, 1993, p.94)

O professor não deve mediar o aluno e o conhecimento, não importando quantas vezes esse conhecimento tenha que ser passado ou quantas vezes o professor tenha que mudar o jeito de passar esse conhecimento, visando a formação de um individuo autônomo que aprenda a construir seu conhecimento.

“Avaliação Dialógica:desafios e perspectivas”, responde as exigências e limites de uma nova forma de avaliação do desempenho escolar.

“Na escola cidadã, na qual se desenvolve uma educação libertadora, o conhecimento não é uma estrutura gnosiológica estática, mas um processo de descoberta coletiva, mediatizada pelo diálogo entre o educador e educando(...)

Na educação libertadora, a avaliação deixa de ser um...
tracking img