Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1714 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 14 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera - UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Polo de Apoio Presencial:
Disciplina de Psicologia e Serviço Social
Curso de Serviço Social

QUESTÕES ECONÔMICA, SOCIAIS E PSICOLÓGICAS NA SOCIEDADE





QUESTÕES ECONÔMICA, SOCIAIS E PSICOLÓGICAS NA SOCIEDADE.

Trabalho apresentado como requisito de avaliação de Atividades Práticas Supervisionadas (ATPS) dadisciplina Psicologia e Serviço Social do curso de Serviço Social da Universidade Anhanguera – Uniderp.
Orientadora:.

SUMÁRIO

Resumo.............. ................................................................................................04
Análise do Filme “Tropa de Elite” ................................................................. 05
A importância do Serviço Social na resoluçãodos conflitos Sociais............. 06
Compreensão sobre a formação e características de um grupo....................07
CONCLUSÃO................................................................................................... 09
REFERENCIA BIBLIOGRÁFICA ................................................................10

RESUMO

O presente relatório revela os grandes conflitos sociaisvivenciados na sociedade buscando fazer uma análise de cunho econômico, social e psicológico a fim de compreender que os mecanismos sociais podem influenciar na vida social do ser humano.
Logo, o trabalho busca inicialmente conceituar cultura e descrever as questões sociais apresentados no filme “Tropa de Elite” fazendo também uma análise sobre a importância da formação de grupo e as contribuiçõespsicológicas que esta dinâmica pode contribuir para a resolução dos conflitos sociais.

Palavras-chave – Psicologia Social. Serviço Social. Produção de conhecimento. Interdisciplinaridade

1. Análise do Filme “Tropa de Elite”

O Filme trata especificamente de problemas sociais. Conforme o Capitão Nascimento o Rio de Janeiro tem mais de 700 favelas e as armas que seriam usadas pra fazerguerra em outros paises são utilizadas no Rio pelas facções criminosas.
Nesse contexto o policial se omiti, se corrompe ou vai pra guerra mesmo.
Como era de se esperar os policiais corruptos cobram uma grana preta pra aliviar o trafico de drogas. Segundo o filme que pressupõe retratar uma realidade inexorável, a paz do Rio de Janeiro depende de um equilíbrio delicado entre a munição dos bandidos e acorrupção dos policiais.
Ali a honestidade não faz parte do jogo, mas como foi dito de inicio os policiais honestos partem para guerra.
O BOP é a tropa de elite da policia, na teoria eles de fato fazem parte da polícia militar, mas na prática seus métodos são totalmente diferentes. Com farda preta eles emitem mais autoridade e terror perante as facções criminosas. Essa elite policial foijustamente criada pra intervir quando a policia convencional não tem condições de resolver o problema.
Para acabar com a guerra na cidade a única solução é o desarmamento dos traficantes, assim sendo a prioridade do BOP não é prender traficante e sim capturar armas. O BOP geralmente tem um número reduzido de policiais se comparado a policia convencional, esta que é totalmente despreparada pra lidar coma criminalidade. Geralmente quem fornece as armas na favela são justamente os tais policiais corruptos.
O número de crimes, de ocorrências que a PM não impediu são cada vez maiores nos arredores da cidade do Rio de Janeiro.
Nas palavras do capitão Nascimento: “A guerra sempre cobra seu preço, e quando o preço fica auto demais é hora de pular fora, se você deixar a hora passar pode perder aultima chance de sair inteiro”.

2. A importância do Serviço Social na resolução dos conflitos Sociais

A complexidade da realidade social na contemporaneidade traz para o Serviço Social novos desafios para a intervenção profissional, exigindo uma redefinição nos parâmetros teóricos, metodológicos, éticos e políticos. O agravamento da “questão social” diante da consolidação e da crise do...
tracking img