Psicologia

Páginas: 3 (534 palavras) Publicado: 30 de março de 2013
* Em nossa cultura a sexualidade na infância não é tão discutida , sendo assim a criança não está preparada para tal assunto , e quando se depara com o fato de um abuso sexual não está preparada paraexpor ou descrever o que se passou , como o assunto é recente em nosso país , e só vem sendo abordado a cerca de 30 anos , não existe profissionais e nem um sistema bem preparado para tal assunto ,deixando assim a criança coagida e constrangida aos processos e procedimentos dirigidos ao caso , pois os mesmos procedimentos tomados com adultos vítimas de abuso sexual , são tomados com as crianças, o procedimento devido deve ser outro especial para a criança .
*As vítimas tem em sua maioria o sexo feminino e geralmente são de classes baixas da sociedade , observa-se também que muitas dasvítimas sofrem o abuso na infância e se pronunciam sobre o fato somente na adolescência .
Outra característica dos abusos , são que muitas das vezes acontece dentro de casa no convivio familiar , egeralmente o pai é o agressor .
*A criança por não ter o acolhimento adequado no interrogatório , tem dificuldades em confirmar as denuncias e em retratar os fatos e muitas vezes mudando o seu discursoinicial .
Isto acarreta na absolvição do réu , pois o juiz vê um laudo frágil e dúvidoso , aplicando assim o indúbio pró réu .
*Quando a vítima é interrogada apenas por psicólogos e não submetida avários interrogatórios como gerlamente acontece , é mais provável a confirmação dos abusos .
*Geralmente a família acredita que a criança está mentindo ou fantasiando o fato .
*Alguns dos casos a vítimatem uma reação emotiva de compaixão e afeto ao agressor .
*Aceitar que a criança tem uma opinião sobre os adultos e os acontecimentos da sua vida é muito importante para intende-la e ouvi-laadequadamente .
*Os procedimentos de investigação também é um fator que assusta a vítima , pois são coisas que normalmente não acontecem em seu cotidiano , como exames de corpo de delito .
*O abuso...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
  • A psicologia ou as psicologias
  • Psicologia ou psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!