Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (449 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Caso Concreto 1
 
Três amigos acabaram de ler no jornal que Madalena, 19 anos, separada, mãe de três filhos, que ganha um salário mínimo trabalhando como empregada doméstica, foi condenada, peloTribunal do Júri, a três anos de prisão por ter cometido aborto. O primeiro amigo afirma que o Tribunal do Júri aplicou corretamente a lei, visto que a conduta de Madalena constitui crime contra a vida(art. 240 do Código Penal). O segundo amigo discorda, sustentando que a condenação foi injustificada, porque a lei sobre o aborto não é quase nunca aplicada. O terceiro afirma que o problema é decunho filosófico, envolvendo reflexões sobre o moralmente certo ou errado, e que houve uma injustiça, já que o caso foi resolvido segundo a letra da lei e não segundo as exigências da justiça.
 
Examineo caso apresentado procurando aplicar os conhecimentos adquiridos sobre a Teoria Tridimensional do Direito.

Temos ai a mulher que cometeu aborto e a justiça interpretou como morte de uma criançabaseando-se no Art. 240 do Código Penal. Constituindo-se crime contra à vida. Temos também uma parte da sociedade que é a favor do aborto, baseando-se na idéia de que Madalena não teria condiçõesfinanceiras, tempo e condições psicológicas para tomar conta do novo membro da família e entende que a condenação foi injusta. E temos ainda uma parte da sociedade que não aceita o aborto por causa de umaquestão de valores religiosos, todos têm o direito à vida, independente das hipóteses. De qualquer forma a pena foi amena, uma vez que o art. 128 do Código Penal fala em 1 a 10 anos de prisão contacrimes contra a vida (aborto), exceto em casos de estupros ou risco de morte da mãe.
 
 

Caso Concreto 2
 
Recentemente o mundo foi surpreendido pela notícia de uma mãe francesa que, após anoscuidando de seu filho, que havia ficado tetraplégico, mudo e cego, após um acidente automobilístico, praticou a eutanásia, provocando-lhe, por consequência, a morte.
Marie Humbert, mãe de Vincent...
tracking img