Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1469 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Psicologia é a ciência que estuda os processos mentais (sentimentos, pensamentos, razão) e o comportamento humano e animal para fins de pesquisa e correlação, ou seja utilizando a metodologia da comparação. O objeto da psicologia é o estudo científico do comportamento e dos processos mentais e da relação entre os dois. Assim, a psicologia estuda o comportamento, isto é, todos os atos e reaçõesobserváveis, tudo o que fazemos como andar, sorrir, correr, etc. Estuda também sentimentos, emoções, atitudes, pensamentos, representações mentais, fantasias, percepções, isto é, os processos mentais que não podem ser observados diretamente.
Cabe à psicologia estudar questões ligadas à personalidade, à aprendizagem, à motivação, à memória, à inteligência, ao funcionamento do sistema nervoso, etambém à comunicação interpessoal, ao desenvolvimento, ao comportamento sexual, à agressividade, ao comportamento em grupo, aos processos psicoterapêuticos, ao sono e ao sonho, ao prazer e à dor...
Existem inúmeras linhas teóricas na psicologia, o que nos obriga a não falar em uma psicologia, mas em várias teorias da psicologia. Entre as linhas mais conhecidas estão o Behaviorismo, a Teoria Sistêmica,a Psicanálise, o Construtivismo, o Sócio-Interacionismo, a gestalt-terapia, a psicologia da consciência, a Abordagem Centrada na Pessoa, o Maturacionalismo.
A psicologia divide-se em várias ramificações:
Psicologia ambiental
Psicologia analítica
Psicologia aplicada
Psicologia clínica
Psicologia cognitiva
Psicologia comparada
Psicologia criminal
Psicologia da formaPsicologia educacional
Psicologia da saúde
Psicologia hospitalar
Psicologia diferencial
Psicologia do comportamento
Psicologia do desenvolvimento
Psicologia do trabalho
Psicologia existencial
Psicologia forense
Psicologia individual
Psicologia industrial
Psicologia metafísica
Psicologia social

O Curso de Graduação em Psicologia ofereceformação por meio de conhecimentos teóricos e prática profissional supervisionada, permitindo atuações individual, grupal e institucional, contando, para isso, com modernos laboratórios de processos psicológicos básicos, técnicas de exame psicológico, práticas sociais, genética e neurologia. As possibilidades de atuação do psicólogo são permanentemente ampliadas, o que requer uma formação sólida e, aomesmo tempo, capaz de propiciar acompanhamento das inovações. Em função disso, o aluno de Psicologia tem um desenvolvimento sólido em sua formação, o que lhe permite uma excelente atuação nas áreas clínica, escolar, organizacional, social, hospitalar e outras. Além disso, o curso possibilita evolução nos estudos superiores e na pesquisa científica, oferecendo ao aluno uma formação generalista,contemplando os principais enfoques teóricos da Psicologia, propiciando os conhecimentos básicos que tais enfoques exigem e seus desdobramentos, o curso proporciona tambem conhecimentos específicos, que atendem a diferentes formas de atuação do psicólogo, que se constituem em especialidades. Para atingir aos princípios acima mencionados, organizou-se na matriz curricular um Núcleo Comum e DisciplinasProfissionalizantes, distribuídas em disciplinas obrigatórias, optativas e eletivas. Foram previstas disciplinas de aprofundamento, assim como disciplinas que acompanham as inovações no campo da Psicologia. Desta forma, os desenvolvimentos mais recentes na área Escolar, Jurídica, de Esporte, Comunitária, Clínica, etc, podem ser contemplados na formação do aluno.
Mercado de trabalho para psicólogosnão está mais restrito a consultórios.
A profissão exige amadurecimento pessoal, mais do que estar habilitado emocionalmente para lidar com os problemas alheios, o psicólogo precisa estar preparado para enfrentar os próprios fantasmas. Longe de ser extinta, a profissão de lidar com os dramas e conflitos humanos exige amadurecimento pessoal e gosto pelo estudo."O amadurecimento ocorre por...
tracking img