Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (302 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A anorexia é um transtorno alimentar que é caracterizado por uma perda deliberada de peso e principalmente por um pavor enorme de engorda mesmo estando abaixo do peso normal, quem sofre destedistúrbio tem uma imagem distorcida do próprio corpo. Comumente, a pessoa anoréxica nega que sofra dessa doença quando é questionada a respeito, algumas costumam exagerar nas atividades físicas,além de não suportarem ingerir alimentos. É uma doença muito grave e muitas vezes mortal, que mata silenciosamente se não for tratada imediatamente.
Os sintomas mais frequente da anorexia são omedo intenso a ganho de peso, mantendo-o abaixo do valor mínimo normal, pouco ingestão de alimento ou dietas severas, imagem corporal distorcidas, sensação de estar gorda quando estar magra,sentimento de culpa, hiperatividade e exercício físico excessivo, perda da menstruação, mudanças no caráter.
Existem muitos fatores que contribuem para o desenvolvimento de transtornos alimentares,sendo que, atualmente, a influência da mídia, em geral seja considerada o principal deles, influenciando negativamente a autoestima de pessoas mais sensíveis, como os adolescentes que estão com apersonalidade em formação. O culto à magreza é constantemente evidenciado em filmes, comerciais e revistas, principalmente as revistas de moda, onde se veem modelos cada vez mais jovens e magras,levando à falsa crença de que a magreza é um requisito para o sucesso e a beleza.
O tratamento de anorexia é bastante complexo, devido às raízes psicológicas que desencadeiam o problema. Emcasos leves e moderados, a pessoa anoréxica passa por terapia individual, terapia de grupo e até terapia familiar e, em casos graves, a hospitalização pode ser necessária. Sendo a negação do problemabastante comum nos casos de transtornos alimentares, a família e os médicos envolvidos devem ser pacientes e apoiarem a pessoa em sua recuperação e nas possíveis recaídas, que são muito...
tracking img