Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1482 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA (UEPB)
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE (CCBS)
DEPARTAMENTO DE PSICOLOGIA
COMPONENTE CURRICULAR: ESTÁGIO III
PROFESSOR (a):SIBELLE BARROS

ESTUDO DIRIGIDO

Karla Kelly Henrique Jasset

Campina Grande, PB
Maio de 2012.
QUESTÕES
1°)Em pesquisa realizadas por Ana M. Bock, foi identificado representações sociais sobre fenômenos psicológicos entrevários psicólogos. Contudo a autora critica a visão tradicional que estes profissionais têm e propõe algumas características para pensarmos sobre os fenômenos psicológicos. Quais as características que os psicólogos atribuem aos fenômenos psicológicos e quais as novas características defendidas pela autora?

CARACTERÍSTICAS TRADICIONAIS | NOVAS CARACTERISTICAS |
Fenômeno interior ao homem |Não pertence à natureza humana |
Há algo biossocial no fenômeno | ------------------------------------ |
Possui aspectos CS e ICS | Não é preexistente ao homem |
A interação é importante na sua constituição | ------------------------------------ |
É um fenômeno que se desestrutura | Reflete as condições sociocultural, econômicas, em que vivem os homens. |

Percebe-se dessa forma asdivergências de conceitos e/ou opinião no que diz respeito às concepções a cerca do fenômeno psicológico, contrapondo-se a visão dos psicólogos participantes da pesquisa realizada por Bock, com as visões explicitadas pela psicologia sócio histórica.

2º)Quais preocupações e acontecimentos contribuem para o surgimento da psicologia da libertação?
A psicologia assim como outras ciências também foiafetada pela crise social de 1970 embarcando na crise do sistema, visto que se passou a questionar os resultados das pesquisas psicológicas bem como sua função social, a psicologia da libertação que tem como principal representante Martin-Baró, visa uma melhor compreensão e compromisso com a busca de mecanismos de transformação social.

3º) Descreva a atuação dos psicólogos sociais nas comunidadesnas décadas de 60,70,80,e 90 do século passado.

Nos anos 60, os psicólogos trabalhavam de uma maneira voluntária, não remunerada e firmemente convicto do seu papel político e social junto a esses setores da população. Os referenciais teóricos e metodológicos da sociologia, da antropologia, da historia, da educação popular e do serviço social tornaram-se conhecidos pelos psicólogos, que passarama empregá-los, com certa prioridade, nos trabalhos que desenvolviam nas comunidades.
Nos anos 70, os psicólogos comercaram a marcar novos espaços através de praticas diferentes, saindo dos consultórios, das empresas e das escolas, e indo para os bairros populares, para as favelas, para as associações de bairros, para as comunidades eclesiais de base. Os trabalhos passaram a advogar não só ocaráter da deselitização da psicologia como também um claro envolvimento e participação política, junto aos movimentos populares, como faziam também os profissionais das outras ciências sociais e humanas.
Nos anos 80, acontece à criação da ABRAPSO, é mostra as questões relativas à falta de definição e de especificidade dessa prática. A significação destes trabalhos, chamados de psicologia comunitária,está no fato deles explicitarem uma pratica da psicologia social, anunciando seu compromisso político e permitindo que as criticas feitas as teorias psicologizantes e a- históricas sejam evidenciadas. O trabalho dos psicólogos propunham reflexões a respeito do curso de psicologia e do ensino da psicologia social, como também sobre as intervenções em postos de saúde.
Nos anos 90, são praticasdesenvolvidas quando o psicólogo está no posto de saúde, na secretaria do bem estar social, em algum órgão ligado a família e aos menores, ou quando o psicólogo está em algum setor vinculado ás instituições penais. É uma atividade que surge associada ao contexto do trabalho social na área de saúde, havendo o surgimento de problemáticas/ questões ligadas à saúde coletiva, em que é esperado o...
tracking img