Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (859 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Resumo:
História da caracterização nosológica
do transtorno bipolar



Brasília 21 de Novembro de 2011

O texto História da caracterização nosológica do transtorno bipolar, nos conta ahistória de Araeteus, representante dos Ecléticos, chamados assim por acolher conceitos de diversas escolas, focando sua precisão nas manias e na melancolia. Eles foram os primeiros a fazer umadiferenciação entre as mesmas e chegando a algumas conclusões a respeito. As manias e a melancolia se conectam de uma forma em que a mania seria uma piora da melancolia, segundo Araeteus (...) “Na maioria dosmelancólicos a tristeza se torna melhor depois de variados períodos de tempo e se converte em alegria, desenvolvendo-se assim o que se chama de mania”.
Sendo assim o transtorno bipolar caracteriza-se pelaocorrência de humores alternados, os quais modificam em intensidade, frequência e duração. Os episódios de humor podem variar entre depressivo, maior, maníaco, misto e hipomaníaco. A melancolia aindaera difusa e uma variante da mania, ou podendo ser classificada como um estágio evolutivo da doença, tendo como limite final a demência.
A definição moderna de transtorno bipolar teve seu inicio naFrança entre os anos de 1851 e 1856 através dos estudiosos Falret e Baillarger. Depois disso surgiram as idéias de Kraepelin, que consistiam na idéia da insanidade-maníaco-depressiva. Uma dasimportantes contribuições de Kraepelin9 e de seu discípulo Weigandt (1899) foi o conceito de "estados mistos maníaco-depressivos". De fato, a pedra angular para a formulação do conceito unitário, deKraepelin, a respeito da enfermidade maníaco-depressiva, foi o reconhecimento da existência dos estados mistos. O trabalho de Kraeplin também é importante por classificar em duas formas distintas de psicoseso que antes era considerado um conceito unitário: Psicose maníaco-depressiva e Dementia praecox (Demência precoce, hoje esquizofrenia). Um dos pontos principais do seu método era reconhecer que...
tracking img