Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1810 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Teóricos e a suas contribuição para a educação
Fazendo um resumo sobre os teóricos da psicologia do desenvolvimento - Freud, Piaget ,Vygotsky, Brunner e Wallon trouxeram sobre o desenvolvimento infantil ; E percebemos que tanto para Freud como para Piaget e Wallon o desenvolvimento infantil seguiria uma estrutura de estágios e o crescimento ocorreria naturalmente. Porém, para Freud a culturatambém é um papel fundamental nesse desenvolvimento, pois seria através das relações com o outro e com o mundo que o ser humano se constituiria enquanto sujeito; acessando seu passado, o homem poderia se libertar da “prisão” de sua própria história. Já para Piaget, a explicação do raciocínio infantil poderia ser encontrada dentro da lógica de cada estágio de desenvolvimento da criança no presente,não na sua história passada de vida; a cada forma mais evoluída de pensamento, o ser humano compreenderia o passado e o presente de uma forma mais ampla; não seria o passado determinando o presente, mas o presente com o controle sobre o passado. E para Freud “a chave da luta estava informada contra o passado, para Piaget ela estava na nutrição adequada do presente”.
Para Vygotsky, a mente nãose desenvolveria naturalmente, nem de forma desassistida; ela não seria determinada nem por sua história, nem pelas restrições lógicas de suas operações mentais no presente, mas o desenvolvimento infantil seria produto da relação da criança com o meio no qual está inserida, sendo de fundamental importância as intervenções do adulto com a criança. O principal meio de interação criança-cultura seriaa linguagem, um sistema simbólico compartilhado culturalmente. À medida que a criança desenvolveria a linguagem, desenvolveria também sua forma de pensar, como dois rios que correriam em separado, mas fluiriam ao mesmo tempo; E a linguagem era uma agente para se alterar os poderes do pensamento – dando ao pensamento novos meios para explicar o mundo. Por sua vez, a linguagem tornou-se orepositório para os novos pensamentos assim que se chegava a estes”. Para Freud, a linguagem seria o veículo de expressão do arcaico e do reprimido; para Piaget, a linguagem refletiria o pensamento e não o determinaria em sentido algum, pois o fato da lógica interna do pensamento ser expressa através da linguagem não teria nenhum efeito sobre a lógica em si. Bruner sintetiza muito bem como esses trêsgrandes teóricos entendem o desenvolvimento infantil “Freud encara o presente a partir do passado: o crescimento é pela liberação.Piaget respeita a integridade inviolada do presente: o crescimento é a nutrição da lógica intrínseca “.E Vygotsky transforma o passado cultural no presente gerativo pelo qual procuramos alcançar o futuro: crescimento é alcançar”.E Para Bruner a educação deveria respeitar as formas de representação do mundo da criança, favorecendo um percurso pelo movimento (enativo), pelo grafismo e imagens mentais (icônico) e atingindo o lógico-científico(simbólico). Crianças que brincam aprendem a decodificar o pensamento dos colegas de brincadeira por meio da metacognição, o processo de substituição de significados, típico de processos simbólicos, ocorrendo assim o desenvolvimento cognitivo.Bruner (2002) coloca a importância de não se objetivar na educação apenas o desenvolvimento cognitivo do aluno – no que se refere à aquisição e uso do conhecimento, nãose restringindo a educação à mente “racional”.Assim para Vygotsky, Wallon acreduta que o social é impresindivel . a cultura ea linguagem fornece pensamentos os elememtos pra evoluir sofisticar . A parte cognitiva social e muito flexível.
E para Wallon é por meio das emoções das crianças dentro de sala de aula exterioriza seus desejos e suas vontades . A raiva , a alegria e medo e a tristezas...
tracking img