Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2311 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA

TÓPICOS:

1. Conceito de Psicologia
2. Psicologia do senso comum x Psicologia científica
3. Objeto de estudo da psicologia
4. Subjetividade
5. Estrutura da personalidade
6. Fases de desenvolvimento humano
-------------------------------------------------

-------------------------------------------------

1. Conceito de Psicologia
Símbolo da psicologiaSímbolo da psicologia

Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e os processos mentais.
Dependendo do enfoque e conhecimento de homem que está sendo utilizado, a psicologia pode ter vários conceitos, dentre eles: ciência que estuda os seres humanos e seus processos psíquicos.
Todorov (1999) definiu a psicologia como sendo a ciência que estuda a mente e o comportamento.Para que a definição seja inteligível, é necessário saber o que é mente e o que é comportamento.
O conceito “ciência que estuda o comportamento humano” pode ser completo se entendermos e buscarmos nos aprofundar nos conceitos de ciência, comportamento e homem. Se soubermos descrever o que é ciência, o que é comportamento humano e quem é esse homem estudado pela psicologia (caso mais complexo,mais filosófico) estaremos entendo o conceito de psicologia aqui apresentado.

2. Psicologia do senso comum x Psicologia científica
O tipo de conhecimento que vamos acumulando no nosso cotidiano é chamado de senso comum. Senso comum: é o conhecimento da nossa realidade cotidiana, constituído pelos conhecimentos intuitivos e crenças compartilhadas pelos membros de uma determinada sociedade.Ex: a dona de casa, quando usa a garrafa térmica para manter o café quente, sabe por quanto tempo ele permanecerá razoavelmente quente, sem fazer nenhum cálculo complicado e, muitas vezes, desconhecendo completamente as leis da termodinâmica.
O conhecimento do senso comum é intuitivo, espontâneo, de tentativas e erros. É um conhecimento importante porque sem ele a nossa vida no dia-a-dia seriamuito complicada. O senso comum percorre um caminho que vai do hábito à tradição, que passa de geração para geração. Integra de um modo o conhecimento humano.
A utilização de termos como ‘rapaz complexado’, ‘mulher louca’, ‘menino hiperativo’ expressa a comunicação do senso comum acerca do comportamento humano, que muitas vezes não ocorre de maneira científica. Os termos podem até ser da psicologiacientífica, mas são usados sem a preocupação de definir as palavras.
Ciência é um conjunto de conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade obtidos por meio de metodologia científica.
Quando buscamos definir, descrever e prever comportamentos estamos fazendo ciência. O cientista do comportamento (da psicologia) não fica satisfeito com conceitos generalizados e rotulados (complexado, louco,“nasceu assim”) sem compromisso e apenas baseados em ‘achismos’ e observações superficiais. Ele quer observações sistematizadas, conhecimento metodológico, experimentado, testado, comprovado.
Ex: ‘mulher louca’, o que é loucura? Quais os sintomas? Que tipo de loucura?
Quando fazemos ciência, baseamo-nos na realidade cotidiana e pensamos sobre ela. Quando bem utilizada, a ciência permite que osaber seja transmitido, verificado, utilizado e desenvolvido.
Skinner, no livro Ciência e comportamento humano, diz que ciência é uma disposição de tratar com os fatos, de preferência, e não com o que se possa ser dito sobre eles. Aceitar os fatos, mesmo quando eles são opostos aos desejos.
Então, por que a psicologia é ciência?
O psicólogo contribui para a produção do conhecimentocientífico da psicologia através da: observação, descrição e análise dos processos comportamentais.

3. Objeto de estudo da Psicologia
Um conhecimento para ser considerado científico, requer um objeto específico de estudo. O objeto da Astronomia são os astros, e o objeto da Biologia são os seres vivos. Essa classificação bem geral demonstra que é possível tratar o objeto dessas ciências com uma...
tracking img