Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (720 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Federal Federal

Questionário de Psicologia

Capítulo 6

Aluno: Felippe Figueiredo de Barros
Questões:

1. Como se desenvolveu a teoria Psicanalítica?
A teoria psicanalítica teve comofundador Freud, nascido em 1856, na Áustria. Freud formou-se em medicina. Seu interesse inicial foi o estudo dos distúrbios mentais, sua compreensão e seu tratamento. Entretanto, ele não seguiu ocaminho rígido e oficialmente traçado pelas ciências médicas da época, fundamentadas basicamente na biologia, na histologia e na filosofia.

2. Qual a função de cada uma das subdivisões dapersonalidade (id, ego e superego)?
Id – É a parte mais obscura, inacessível e desorganizada da personalidade e o mais primitivo e mais velho dos sistemas mentais. A Id ignora a realidade objetiva; sua realidadeé subjetiva e autística.
Ego – É a parte organizada da personalidade. É o executivo, envolvendo todas as funções denominadas especificamente psicológicas: Percepção, aprendizagem, memória eraciocínio.
Superego – Representa a moralidade, reflete os padrões da sociedade em que a criança é educada e é a última subdivisão da personalidade a ser formada. O superego luta pela perfeição: é o ego ideal.3. Quais os pressupostos básicos da teoria Psicanalítica?
Freud via os comportamentos como manifestações da psiquê, do inconsciente do indivíduo, onde o ser é sempre atormentado pela busca doequilíbrio entre o Id (princípio do prazer), o Superego (O conceito de regras e leis morais), balanceadas pelo contato com a realidade (Ego). Freud estruturou isso em consciente, subconsciente einconsciente.
4. Quais as principais contribuições da teoria psicanalítica para a compreensão do comportamento humano na organização?

5. Quais as principais limitações da teoria psicanalítica paraexplicar o comportamento humano na organização?

Para Freud, o inconsciente impera sobre a lógica e a racionalidade. Ao manifestar os impulsos da agressividade e da sexualidade, o homem foi castrado...
tracking img