Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (853 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Biografia

John Broadus Watson

Watson nasceu em Greenville, a 9 de Janeiro de 1878, acabando por faleceu a 25 de Setembro de 1958 em Nova Iorque.
Foi considerando o pai da psicologiacientífica e o fundador do Comportamentalismo/Behaviorismo, foi também psicólogo nos Estados Unidos da América.
A sua mãe era extremamente religiosa enquanto que o seu pai era um homem alcoólico, violento emantinha relações conjugais com outras mulheres acabando mesmo por deixar a sua mulher por outra. Watson viu a sua infância e adolescência conturbada devido ao comportamento do seu pai.
Watsonconsiderava que o meio em que esteve envolvido enquanto adolescente, influenciou a sua personalidade.
Frequentou o curso de Filosofia, na Universidade de Chicago mas acabou por seguir Psicologia.
Sem meiospara se sustentar, começou a trabalhar em laboratórios e a limpar gabinetes. Ao trabalhar como vigilante dos laboratórios universitários, percebeu que este tipo de investigação é fundamental para serusado e aperfeiçoado no campo da psicologia.
Doutorou-se em Neuropsicologia e, defendia uma teoria que estabelecia uma relação entre o comportamento dos ratos de laboratório e o sistema nervosocentral. A partir desta teoria, desenvolveu várias investigações onde estudava fundamentalmente o comportamento animal – por exemplo, foram feitas experimentações com ratos e macacos. Taisexperimentações eram objetivas e rigorosas, guiando-o para um modelo da Psicologia oposto ao modelo de Wundt, ou modelo associacionista; um dos aspetos que acentua ainda mais essa distância de Wundt é o facto de terfeito um estudo comparativo entre o comportamento animal e o comportamento humano para que a barreira estabelecida entre estes dois domínios fosse estreitada.
Durante 13 anos desenvolveu a suateoria, acabando por construir o seu próprio laboratório animal, na Universidade de Baltimore onde foi lecionador.
Com apenas 35 anos, publicou um artigo - “A psicologia como um comportamentalista...
tracking img