Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8270 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1º Frequência 1º semestre 15 de Fevereiro de 2002

BIOLOGIA
Biologia e Psicologia O estudo da biologia em muito está interligado com a psicologia, Sobretudo na área das neurociências e da etologia. É fundamental sobretudo para uma melhor compreensão do corpo humano na área da psicologia clínica. Algumas questões como O que é um gene e qual o seu comportamento trazem contributos essenciais paratemáticas psicológicas como a psicologia do desenvolvimento entre outras. Propriedades fundamentais da vida 1. Organização celular 2. Utilização de energia e metabolismo 3. Homeostasia 4. Excitabilidade e adaptação 5. Reprodução, crescimento e desenvolvimento 1. Organização celular  Teoria Celular: “todos os seres são constituídos por células”  A célula constitui o início da complexidade dequalquer organismo. Há níveis de complexidade crescentes na organização da matéria viva. Cada novo nível apresenta propriedades novas de complexidade superior à soma das propriedades do nível inferior. A célula é um sistema físico-químico de grande complexidade. 2. Utilização de energia e metabolismo  Todos os seres vivos são utilizadores de energia (=tudo aquilo que produz trabalho).  Metabolismo:Conjunto de transformações químicas processadas pelas células. Auto-regulação dos organismos vivos.  Anabolismo: é equivalentes a construir. Reacções de síntese.  Catabolismo: equivalente a destruir. Reacções de degradação.  Como resultado de certas transformações de matéria e energia, os seres vivos aumentam o seu nível de organização o qual é acompanhado por um aumento da desorganização(entropia) do meio envolvente. 3. Homeostasia  Todas as células para sobreviverem precisam manter o seu meio interno mais ou menos constante. A essa capacidade de regulação do meio interno chama-se homeostasia. 4. Excitabilidade e adaptação  Todos os organismos sentem de algum modo o meio em que se inserem. Isto permite-lhes reagir a alterações circundantes.

1º Frequência 1º semestre 15 deFevereiro de 2002

 Excitabilidade: Resposta rápida no sentido de aumentar as possibilidades de sobrevivência.  Adaptação: Resposta lenta no sentido de aumentar as possibilidades de sobrevivência. São respostas mais complexas e que melhoram a capacidade de um organismo se reproduzir eficazmente no seu ambiente garantindo a sobrevivência da espécie. 5. Reprodução, crescimento e desenvolvimento Talvez seja a propriedade mais fascinante da vida. Quase todos os seres vivos, sobretudo os resultantes da reprodução sexuada, resultam de uma única célula – zigoto ou ovo.

ALGUMAS NOÇÕES BIOQUÍMICAS  Com apenas seis elementos (carbono, hidrogénio, oxigénio, azoto, fósforo e enxofre) os organismos constroem milhares de biomoléculas diferentes.  Os átomos associam-se e formam moléculas unitáriasque por sua vez se associam para formar macromoléculas.  Biomoléculas: todas as moléculas produzidas e utilizadas pelos seres vivos. Exemplo: glicose  Macromoléculas: moléculas de grande dimensão não necessariamente de natureza biológica.  O carbono, entre os bioelementos é aquele que desempenha o papel fundamental. Constitui o esqueleto fundamental das biomoléculas devido à sua capacidade deconstituir cadeias mais ou menos longas, lineares, ramificadas ou até cíclicas.  Átomo: consideram-se as partículas mais pequenas que constituem a matéria apesar de serem ainda formados por sub-partículas (protões, neutrões e electrões).  Ligações químicas: ligações covalentes (entre átomos), ligações iónicas (entre iões) e ligações por pontes de hidrogénio (entre moléculas).

1º Frequência 1ºsemestre 15 de Fevereiro de 2002

Ligações covalentes Estabelecem-se entre átomos, iguais ou diferentes, por partilha de pares de electrões formando-se moléculas. A ligação diz-se covalente apolar quando os dois átomos envolvidos na ligação são iguais (exemplo O2) ou então sendo diferentes partilham os electrões com intensidade semelhante, no caso das ligações C – H. Nestas ligações ambos os...
tracking img