Psicologia

Páginas: 2 (452 palavras) Publicado: 6 de dezembro de 2012
BEHAVIORISMO

A importância da psicologia na educação possibilita a criança a apreender, planejar, direcionar e avaliar as suas ações. Ao longo desse processo, ela comete alguns erros, refletesobre eles e enfrenta a possibilidade de corrigi-los. Experimentam alegrias, tristezas, períodos de ansiedade e de calma.
Na psicologia aprendemos sobre behaviorismo que é o estudo do comportamento, ondeconhecemos um pouco sobre Watson que buscava a construção de uma psicologia sem alma e sem mente, livre de conceitos mentalistas e de métodos subjetivos e que tivesse a capacidade de prever econtrolar.
John Watson desenvolveu sua teoria do comportamento utilizando sujeitos animais e humanos em suas experiências. Seu programa de pesquisa se contrapos às abordagens introspectivas da psicologia.Entendia a psicologia como a parte das ciências naturais que toma o comportamento como objeto de estudo a ser investigado por meio de estímulos e respostas. Esta formulação corresponde aos critériosepistemológicos do positivismo, que conhecera nos estudos sobre filosofia.
Conhecemos um pouco também sobre Skinner que ficou conhecido como o cientista do comportamento e aprendizado entre algunscomportamentos estão:
O comportamento respondente que é chamamos de não voluntario onde não conseguimos controlar, onde podemos citar como exemplo o arrepio da pele quando um ar frio nos atinge, a famosalagrima de cebola.
Comportamento operante é o que chamamos de voluntário; ação de músculos que estão sob controle espontâneo (ex: comer, falar...); é controlado pelas suas consequências.
Oreforço positivo é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o produz.
E o reforço negativo é todo evento que aumenta a probabilidade futura da resposta que o remove.
A punição édiferente do reforço negativo. Em termos conceituais, a punição se refere a um desprazer (estímulo) que se faz presente após um determinado comportamento não pretendido por aquele que a aplica,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
  • A psicologia ou as psicologias
  • Psicologia ou psicologias
  • A psicologia ou as psicologias
  • A psicologia ou as psicologias.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!