Psicologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1714 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Terça-feira, 30 de novembro de 2010
A subjetividade na Relação profissional-paciente

Existem alguns pressupostos que favorecem o exercício da profissão, tais como:
* Meticulosidade
* Concentração
* Organização
* Destreza
Todas essas características cooperam para uma técnica eficiente, e essas qualidades se harmonizam com o aporte teórico.

Na relaçãoprofissional-paciente, estará presente não somente o aprimoramento técnico, mas também a pessoa do cirurgião-dentista e a sua singularidade como mais um "instrumento" da prática odontológica.
No cotidiano da clínica odontológica, o profissional está sujeito a algumas situações imprevisíveis e como o CD vai administrar contornar os obstáculos e solucioná-los mostrará a sua subjetividade. Pois, não existe um perfilde personalidade de dentista, um tipo, um jeito padrão de ser. E isso porque em cada momento e determinada situação, com diferentes pacientes há um jeito possível para cada profissional.
O profissional deve estabelecer com o paciente uma boa relação. É de fundamental importância o Cd estar atento para as ansiedades, o comportamento, os medos, os questionamentos, dúvidas do paciente. Isso ajudará oprofissional a exercer com grande eficácia o tratamento. Caso o comportamento do paciente esteja atrapalhando por motivos mais distantes do CD, como a vivência em família deste, deve-se encaminhá-lo a um psicólogo que trabalhará juntamente com o CD.

O medo no consultório odontológico pode ser causado pelos mitos que cercam o CD, assim como existem em muitas outras profissões. Como acontececom os psicólogos em quem não se é difícil ouvir dizer " de psicólogo e de louco todo mundo tem um pouco”.Os CDs são taxados como sádicos, como vendedor de pasta de dente, mas isso é apenas, o CD tem uma importância na saúde da sociedade.O médico cura e o dentista "arranca dente" outro mito que não condiz com a realidade,CD arranca quando precisa e médicos e CDs devem sim estar ligados,porque comojá foi falado o paciente não é só boca,não é só braço ele é um todo, é uma unidade biopsicossocial.
cirurgiões-dentistas contra os mitos 1.wmv
cirurgiões-dentistas contra os mitos 2.wmv
às terça-feira, novembro 30, 2010 2 comentários:
Psicologia Aplicada à Odontologia
"A psicologia aplicada à odontologia constitui um corpo de conhecimentos teóricos e técnicos derivados da psicologia clínicada saúde e utilizados para a avaliação, controle e modificação de comportamentos de indivíduos (clientes e familiares) inseridos em contextos de tratamento odontológico (Moraes; Pessoti, 1985). Os diferentes procedimentos de intervenção psicológica podem ser aplicados a todas as áreas da odontologia, da clínica geral às especialidades, incluindo a ortodontia, a periodontia e a endodontia. Refletemuma filosofia da atenção integral à saúde do homem, em sua unidade biopsicossocial, considerando seu ambiente físico e seu meio sociocultural (Jacob, 1995; Singh, Moraes; Ambrosano, 2000).
O objetivo principal da psicologia aplicada à odontologia é interferir nas variáveis psicossociais que medeiam os processos de diagnóstico, tratamento e reabilitação em odontologia, visando a promover e mantero estado geral de saúde do indivíduo, bem como a prevenir e facilitar o enfrentamento eficiente de situações de tratamento dos transtornos bucais de usuários de sistemas de saúde. "

Embasado nesse artigo (PSICOLOGIA APLICADA À ODONTOPEDIATRIA: UMA INTRODUÇÃO), revemos e reafirmamos que a visão que se deve ter de um paciente é uma visão global.O paciente possui sua identidade que o caracterizacomo único,então nenhum paciente é igual ao outro e nem todo atendimento o será também.A cada visita deste uma nova realidade,que o faz ou não cooperar com o tratamento.E sempre lembrar que ele não é só uma boca,ele tem desejos,tem opinião,tem informação,tem sentimentos,ou seja,é uma unidade biopsicossocial.Uma unidade complexa e que deve-se respeitar.

Para leitura na integra do artigo:...
tracking img